Elon Musk é uma das personalidades mais conhecidas do mundo da tecnologia, não só pelas suas empresas como a Tesla, a SpaceX e o X, como também pelas múltiplas polémicas em que se tem envolvido ao longo dos últimos anos.
Estas polémicas podem ser o motivo pelo qual as empresas do multimilionário estão envoltas grande desconfiança nos EUA, tal como revela um inquérito levado a cabo pela All About Cookies focada em segurança e privacidade digital.
O inquérito publicado em maio, com o nome ‘Big Tech Trust: Survey Shows Wide Range Of Skepticism Toward Silicon Valley Companies And Their CEOs’, foi conduzido com mil participantes dos EUA com mais de 18 anos e revela os níveis de confiança e desconfiança em relação a algumas das grandes empresas de tecnologia.
Entre as empresas com maiores níveis de confiança temos a Amazon (70%), a Google (65%), a Netflix (64%), a Microsoft (58%) e a Apple (55%). Salta à vista, no entanto, o facto de duas empresas de Elon Musk - a Tesla e o X - terem níveis de desconfiança só comparados com os do TikTok (uma app chinesa) e com o governo dos EUA.
Entre os participantes, 40% diz não ter confiança na Tesla, com 44% a não confiar na rede social X - uma percentagem ligeiramente superior aos 43% de desconfiança suscitados pelo governo dos EUA. No que diz respeito aos níveis de confiança, tanto o X como o governo dos EUA têm um nível de confiança de 28%.
Como conta o site Business Insider, não são referidos os motivos que levam os participantes a terem estes níveis de desconfiança mas, tendo em conta as polémicas em que Musk se tem envolvido desde a aquisição do (então) Twitter em 2022, é possível que haja alguma relação.
© EMarketer
Leia Também: Elon Musk terá cedido a exigências do Brasil e X pode regressar em breve