Anúncio de Natal da Coca-Cola sem pessoas reais. Foi todo gerado por IA

O anúncio, que presta homenagem à campanha de 1995 da marca, foi gerado por IA. Nas redes sociais há quem critique e afirme que a empresa "pode pagar uma coisa melhor e real".

NotíciaVídeo

© Youtube | Coca-Cola

Notícias ao Minuto
19/11/2024 18:00 ‧ 19/11/2024 por Notícias ao Minuto

Tech

IA

Um dos anúncios mais esperados do Natal já chegou e traz novidades. A Coca-Cola deu a conhecer a campanha para as festividades deste ano e, desta vez, as imagens que acompanham o anúncio, que recria o icónico anúncio 'Holidays are Coming' (de 1995), foram geradas na totalidade por Inteligência Artificial (IA).

 

O anúncio mostra camiões vermelhos a descer uma rua polvilhada de neve branca, até chegarem a uma cidade festivamente decorada. 

Aí, as portas dos camiões abrem para serem entregues garrafas da bebida, mas com uma particularidade, o braço, que se crê ser do Pai Natal, oferece uma Coca-Cola Zero e não a original.

O que não muda é a música que acompanha o anúncio, essa mantém-se independentemente de serem pessoas reais ou IA.

"Aproveitar a IA generativa para algo tão complexo como um anúncio não é tão fácil como premir apenas um botão", revelou Jason Zada, o fundador do estúdio de IA Secret Level, um dos três estúdios que colaborou no projeto, em declarações ao AdAge. 

Argumenta ainda que existe uma componente humana na campanha que cria a sensação de "conforto".

O vice-presidente da Coca-Cola e chefe global de IA, Pratik Thakar explicou que a empresa está a unir a sua "herança" com "o futuro e a tecnologia" nesta campanha publicitária da próxima geração. 

"Mais do que o custo, é a velocidade", disse Thakar ao mesmo meio. "É um enorme benefício. O tempo de produção teria demorado, tradicionalmente, muito mais tempo".

O benefício para a empresa não se espelhou nas reações dos consumidores que, nas redes sociais, não se retraíram nas críticas. Com o uso de IA em projetos de grandes empresas há quem questione o futuro artístico e aponte que "a arte está a morrer". 

Por sua vez, na mesma rede social, existe quem afirme que o anúncio é "ridículo" e que a Coca-Cola "pode pagar uma coisa melhor e real".

Veja na galeria acima o anúncio que está a dar que falar. 

Leia Também: Se digitalização e IA não funcionarem para todos é "oportunidade perdida"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas