Um dos anúncios mais esperados do Natal já chegou e traz novidades. A Coca-Cola deu a conhecer a campanha para as festividades deste ano e, desta vez, as imagens que acompanham o anúncio, que recria o icónico anúncio 'Holidays are Coming' (de 1995), foram geradas na totalidade por Inteligência Artificial (IA).
O anúncio mostra camiões vermelhos a descer uma rua polvilhada de neve branca, até chegarem a uma cidade festivamente decorada.
Aí, as portas dos camiões abrem para serem entregues garrafas da bebida, mas com uma particularidade, o braço, que se crê ser do Pai Natal, oferece uma Coca-Cola Zero e não a original.
O que não muda é a música que acompanha o anúncio, essa mantém-se independentemente de serem pessoas reais ou IA.
"Aproveitar a IA generativa para algo tão complexo como um anúncio não é tão fácil como premir apenas um botão", revelou Jason Zada, o fundador do estúdio de IA Secret Level, um dos três estúdios que colaborou no projeto, em declarações ao AdAge.
Argumenta ainda que existe uma componente humana na campanha que cria a sensação de "conforto".
O vice-presidente da Coca-Cola e chefe global de IA, Pratik Thakar explicou que a empresa está a unir a sua "herança" com "o futuro e a tecnologia" nesta campanha publicitária da próxima geração.
"Mais do que o custo, é a velocidade", disse Thakar ao mesmo meio. "É um enorme benefício. O tempo de produção teria demorado, tradicionalmente, muito mais tempo".
O benefício para a empresa não se espelhou nas reações dos consumidores que, nas redes sociais, não se retraíram nas críticas. Com o uso de IA em projetos de grandes empresas há quem questione o futuro artístico e aponte que "a arte está a morrer".
Coca Cola using ai for an ad is genuinely so terrifying to me. Art is dying.
— KJ VA ️️ (@KJBurbankVA) November 17, 2024
Actors, replaced. Camera workers, replaced. Drivers, replaced. Designers, replaced. Soulless.
This is affecting EVERYONE now. Whether you want to accept that or not. Its going too far pic.twitter.com/0ANfrSqZU6
Por sua vez, na mesma rede social, existe quem afirme que o anúncio é "ridículo" e que a Coca-Cola "pode pagar uma coisa melhor e real".
coca cola using ai for their christmas ad is so ridiculous, like im sure they can afford a better and real thing, what tf are they doing
— evron | rudy (@paradxxa) November 18, 2024
Veja na galeria acima o anúncio que está a dar que falar.
Leia Também: Se digitalização e IA não funcionarem para todos é "oportunidade perdida"