A Neuralink, empresa de Elon Musk conhecida por desenvolver ‘chips’ para serem implantados em cérebros, anunciou que vai começar a testar a viabilidade de usar estes dispositivos para controlar braços robóticos.
A ideia passa por controlar estes braços robóticos apenas com o pensamento, um objetivo que a empresa deixou claro numa publicação partilhada na rede social X (ex-Twitter).
“Estamos entusiasmados por anunciar a aprovação e o lançamento de um novo teste de viabilidade para estender o controlo ICB [Interface Cérebro-Computador] usando o implante N1 para um braço robótico experimental”, pode ler-se na publicação. “Este é um primeiro e importante passo para restaurar não só a liberdade digital, mas também a liberdade física”.
Recordar que a Neuralink deu início este ano aos primeiros testes clínicos com seres humanos, procurando ajudar pessoas sem funções motoras a conseguirem interagir com computadores e dispositivos eletrónicos recorrendo ao pensamento.
We’re excited to announce the approval and launch of a new feasibility trial to extend BCI control using the N1 Implant to an investigational assistive robotic arm.
— Neuralink (@neuralink) November 25, 2024
This is an important first step towards restoring not only digital freedom, but also physical freedom. More info…
Leia Também: Depois do Twitter, Elon Musk pode estar a considerar uma nova aquisição