OpenAI envolvida em nova 'guerra' no Canadá

Foram vários os órgãos de comunicação social a avançar com um processo contra a empresa de Inteligência Artificial. Está em causa a forma como a OpenAI treina a própria tecnologia.

Notícia

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
02/12/2024 07:39 ‧ há 4 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

OpenAI

Várias órgãos de comunicação social do Canadá decidiram avançar com um processo contra a OpenAI, acusando a empresa de Inteligência Artificial (IA) de uso “impróprio e ilegal” dos seus artigos jornalísticos para treinar a respetiva tecnologia.

 

Conta a Reuters que, entre as empresas responsáveis pelo processo, encontramos o National Post, o Toronto Star, o The Globe and Mail, o The Canadian Press, entre outras.

“As declarações públicas da OpenAI de que é de alguma forma justo ou de interesse público que utilizem a propriedade intelectual de outras empresas para seu próprio ganho comercial são erradas”, afirmou a proprietária do National Post, a Postmedia, em comunicado. “O jornalismo é do interesse público. O uso do jornalismo de outras empresas para proveito próprio comercial da parte da OpenAI, não. É ilegal”.

Diz o The Guardian que o processo quer que a OpenAI pague cerca de 13,5 mil euros por artigo usado para treinar os respectivos modelos de IA, procurando ainda impedir que tal prática tenha lugar no futuro.

Serve recordar que estas empresas canadianas não são as únicas a ter processado a OpenAI, com meios dos EUA - como o New York Times - a também terem entrado em batalhas legais com a tecnológica.

Leia Também: OpenAI apagou provas de processo judicial. Afirma ter sido um acidente

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas