A empresa espacial portuguesa LusoSpace anunciou que o seu primeiro satélite já tem lançamento marcado para o Espaço. O lançamento acontecerá no dia 14 de janeiro, com o satélite a seguir viagem a bordo de um dos foguetões da SpaceX de Elon Musk.
O satélite em questão dá pelo nome de PoSat 2 e é o primeiro satélite comercial nacional. A equipa da LusoSpace conta via comunicado que este é também o primeiro satélite da constelação ATON - que se dedicará ao mapeamento dos oceanos de forma a “monitorizar as alterações climáticas e criar novos serviços de segurança”.
“O futuro de Portugal está no mar, e a LusoSpace está a liderar essa jornada com uma inovação revolucionária: o ‘Waze dos oceanos’ através de uma constelação de 12 satélites”, afirmou o CEO da LusoSpace, Ivo Vieira. “Este sistema único a nível mundial fornecerá informações cruciais, incluindo áreas de maior tráfego marítimo, atividades ilegais, derrames de petróleo, icebergs à deriva, zonas de condições meteorológicas adversas, entre muitas outras. Um verdadeiro marco na monitorização e segurança dos oceanos”.
© LusoSpace
Já o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, aproveita para congratular a LusoSpace e nota que, com este lançamento, a empresa se posiciona “como futuro provedor de serviços para comunicações globais com navios” e afirma que “continuará a apoiar” não só esta empresa como também este setor a nível nacional.
Leia Também: Incêndios de Los Angeles. SpaceX vai ajudar com terminais Starlink