Num comunicado, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indicou que "fruto do ambiente muito deprimido registado no setor da IA, nas bolsas internacionais, nos últimos dias, os resultados iniciais dos contactos realizados com potenciais investidores, no âmbito do aumento de capital da Samba Digital, SGPS, S.A., não produziram os resultados desejados".
Assim, a administração da empresa decidiu, na sexta-feira, "cancelar o aumento de capital de 23.300.000,00 euros para 24.465.000,00 euros, retirando a oferta pública de subscrição, e objeto de divulgação a partir de 24 de janeiro de 2025, nos meios de comunicação social e Sistema de Divulgação da Informação da CMVM, e aguardar por um contexto geral mais favorável para voltar a relançar a oferta no mercado".
Segundo a Samba Digital, "a queda de 20% no preço das ações da principal operadora de IA na passada segunda-feira, dia 27 de janeiro, prejudicou a oferta proposta de 8 euros para as ações da Samba e lançou dúvidas sobre as avaliações do setor de IA em que a empresa se insere".
A empresa disse ainda que "até à presente data, não foi rececionado qualquer pedido de subscrição, pelo que esta decisão não tem qualquer impacto sobre nenhum potencial investidor".
O aumento de capital destinava-se "a dotar a sociedade dos recursos necessários para financiar um ambicioso programa de desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial para organizações desportivas", disse a empresa, a 28 de janeiro.
A Samba Digital SGPS, S.A. é a empresa holding da Samba Digital, Inc, que foi fundada em 2018 nos Estados Unidos, "e apoia clubes e jogadores da indústria do desporto e do jogo na sua estratégia de internacionalização", disse, quando anunciou o aumento de capital.
A Samba Digital SGPS tem as suas ações admitidas à negociação na Euronex Growth em Portugal.
Leia Também: Samba Digital aumenta capital para fazer plataforma de IA para desporto