A OpenAI disponibilizou uma nova capacidade para o ChatGPT que permite aos utilizadores criarem imagens a partir de texto com o modelo GPT-4o. Todavia, a empresa viu-se obrigada a remover esta funcionalidade e adiar o lançamento para os utilizadores da versão gratuita da ferramenta de Inteligência Artificial (IA).
O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, fez uma publicação na rede social X onde explica que esta nova opção é “bem mais popular do que se esperava”, adiantando que “o lançamento da versão gratuita está, infelizmente, adiado por algum tempo”.
Esta popularidade a que Altman se refere diz respeito ao facto de que, nas últimas horas, vários utilizadores recorreram ao ChatGPT para recriarem cenas conhecidas - de filmes, ‘memes’, personalidades públicas, etc - no estilo de desenho popularidade pelo Studio Ghibli. A situação atingiu um tal ponto que o próprio Sam Altman alterou a sua fotografia de perfil para este estilo particular.
Não se sabe ainda quando é que a OpenAI voltará a disponibilizar esta ferramenta de criação de imagens para os utilizadores da versão gratuita do ChatGPT, pelo que por enquanto fica apenas à disposição dos assinantes das subscrições Plus, Pro e Team.
images in chatgpt are wayyyy more popular than we expected (and we had pretty high expectations).
— Sam Altman (@sama) March 26, 2025
rollout to our free tier is unfortunately going to be delayed for awhile.
Leia Também: ChatGPT manipulador? Modelos de IA submetidos a teste de personalidade