Portugal alvo de procedimento por falha em resiliência digital da UE

A Comissão Europeia anunciou hoje que abriu um procedimento de infração contra Portugal e outros 12 países por incumprimento da transposição da diretiva sobre a "resiliência cibernética", que devia estar enquadrada na legislação nacional até 17 de janeiro.

Notícia

© iStock

Lusa
27/03/2025 11:55 ‧ há 3 dias por Lusa

Tech

Resiliência digital

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que Portugal, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Grécia, Espanha, França, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia e Eslovénia falharam a transposição para a legislação de cada país da diretiva sobre a "resiliência cibernética".

 

O prazo era 17 de janeiro de 2025.

A diretiva comunitária tem como propósito "estabelecer regras de resiliência digital claras e consistentes para organizações financeiras, como bancos, seguradoras e empresas de investimento, assegurando, desta forma, o funcionamento fluido do mercado único". 

O executivo de Ursula von der Leyen decidiu endereçar cartas a estes 13 países, que têm dois meses parar responder com a justificação para o incumprimento e para completar a transposição.

Portugal também está entre um grupo de 16 Estados-membros que não transpuseram, até 14 de fevereiro de 2025, uma diretiva que tinha como propósito atualizar o tipo de ofensas que podem levar a que um operador de transportes rodoviários perca a sua licença.

Igualmente, 16 países têm dois meses para regularizar a situação.

Leia Também: Comissão alerta Portugal para atraso na autorização de um solvente alimentar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas