Venda recorde de videojogo pode afinal ser inflação mentirosa
Um videojogo dos anos 80 considerado raro, lançado para a Nintendo Entertainment System, está à venda no Ebay. Há já licitações a ultrapassar os 100 mil dólares. Mas não é de admirar que a venda afinal não ocorra.
© Ebay
Tech eBay
Uma pequena raridade dos videojogos, da autoria da Nintendo, está atualmente à venda no Ebay. A licitação mais alta já ultrapassou os 100 mil dólares. Mas estes números poderão dever-se a licitações enganadoras.
A Wired, no seu site, adianta que este 'Stadium Events' é o jogo mais raro para a Nintendo Entertainment System a ter sido vendido em loja. Atualmente, há uma cópia selada, autenticada pela Video Game Authority (com uns favoráveis 85 pontos em 100 possíveis), à venda no Ebay. À hora a que escrevemos a proposta mais alta estava já nos 100.050 dólares (qualquer coisa como 847 mil euros).
Mas a mesma Wired sugere que o jogo poderá ter captado a atenção de ‘trolls’ – a categoria usada para descrever quem se serve da internet para gozar sob anonimato. A partir dos 30 mil dólares as propostas começaram a aumentar exponencialmente, a tal ponto que já se especula que o jogo não poderá valer assim tanto. E que o vendedor, afinal, quando o período de licitações terminar dentro de quatro dias, não irá ver um tostão.
A última vez que uma cópia selada deste jogo foi vendida, foi em janeiro de 2011 por 22.800 dólares (19.300 euros). Mas o Ebay já tem sido ‘palco’ no que a videojogos diz respeito, de vendas que, no final, não se chegam a confirmar.
A mesma Wired recorda que recentemente um jogo avaliado em cinco mil dólares, o 'Nintendo World Championships', chegou a ter licitações à beira dos seis dígitos. No final, acabou por ter de ser vendida a um privado, fora do site, precisamente por cinco mil dólares.
Em certas vendas no Ebay existe um critério de pré-aprovação para quem pode licitar, algo que não se vai aplicar na venda deste 'Stadium Events'. O que na prática quer dizer que, caso a licitação maior seja mesmo uma mentira, quem a fez, embora em termos legais estivesse obrigada a adquiri-lo, apenas deverá ficar impossibilitado de licitar no site.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com