Agências de espionagem podem entrar nos smartphones dos utilizadores
Edward Snowden afirmou que a GCHQ, agência de espionagem britânica, pode ter acesso a smartphones e ter fotografias comprometedoras dos utilizadores.
© Reuters
Tech Edward Snowden
De acordo com o Mirror, Edward Snowden, antigo funcionário da NSA, afirmou que a GCHQ, agência de espionagem britânica, pode ganhar acesso aos smartphone e que há “muito pouco” que possa ser feito para os parar.
Snowden sugere que os espiões podem ganhar um “controlo total” do smartphone ao enviar aos seus alvos uma simples mensagem de texto.
Depois de recebida a mensagem, a agência de espionagem pode ter acesso à câmara do dispositivo e ouvir o que o microfone capta.
Snowden prossegue descrevendo cada uma destas ferramentas. Uma delas permite ligar e desligar o smartphone por si só (Dreamy Smurf), outra ouvir tudo o que se passa em volta do utilizador mesmo com o dispositivo desligado (Nosey Smurf) e ainda outra através da qual é possível ter uma localização precisa da posição do utilizador (Tracker Smurf).
Está ainda prevista a hipótese de o utilizador querer testar o seu smartphone para ver se este tem algum tipo de software invasivo através de uma ferramenta chamada Paranoid Smurf. Snowden refere que estas agências conseguem perceber “a quem liga, a quem manda mensagens, coisas que pesquisou na internet, lista dos contatos, sítios onde esteve e redes de Internet a que o smartphone está associado.”
[Notícia atualizada às 12:11]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com