Farminveste fica com 73% da tecnológica Glintt
A tecnológica Glintt anunciou hoje que a Farminveste, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), ficou com 73% da empresa, no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA) que terminou na semana passada, abaixo do seu objetivo.
© Glintt
Tech OPA
O objeto da oferta era comprar até 43,7 milhões de ações da Glintt, representativas de 50,27% do capital social e direitos de voto da tecnológica portuguesa.
Antes da OPA, a Farminveste detinha 49,73% da tecnológica portuguesa, que com este resultado vai continuar a estar cotada em bolsa.
Nesta operação, a empresa da Associação Nacional de Farmácias conseguiu captar 23,27% das ações da Glintt, ou seja, um investimento de 3,45 milhões de euros (sendo que a contrapartida por ação era de 0,241 euros por ação).
Durante o prazo da oferta, a Farminveste comprou 5,89 milhões de ações da tecnológica portuguesa, que representam 6,78%, a que se juntam mais de 14 milhões de ações compradas através do Serviço Centralizado de bolsa, que resultaram numa posição de 16,49%.
No total, a Farminveste adquiriu 23,27% durante a OPA.
A oferente, refere a Glintt em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), tinha apresentado uma garantia bancária prestada pelo Banco Comercial Português (BCP), correspondente ao valor máximo a pagar como contrapartida, 10,5 milhões de euros.
Como não ficou com 90% dos direitos de voto do capital social da Glintt, a Farminveste já não vai exercer a compra potestativa, nem promover uma assembleia-geral da visada para deliberar sobre a perda de qualidade de sociedade aberta.
A Farminveste tinha feito o anúncio preliminar da OPA a 15 de setembro e o período da oferta decorreu entre 03 e 20 de novembro.
O objetivo da operação visava "reforçar a sua esfera de atuação, influência, intervenção e decisão no âmbito" da atividade da tecnológica e implementar medidas de reestruturação adicionais ao nível da reestruturação financeira, racionalização das atividades de suporte, numa lógica de sinergias, e a maximização da eficiência do negócio e operações.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com