Facebook ajuda-o a ver só as notícias que lhe interessam
Nova ferramenta permite definir um público específico para cada notícia publicada na rede social.
© Pixabay
Tech Público
O Facebook quer continuar a melhorar a forma como funciona o seu feed de notícias, mostrando-lhe apenas as publicações e as notícias que lhe interessam. Da mesma forma, a rede social quer ajudar os órgãos de comunicação a aumentar a sua eficácia com uma nova ferramenta, a Otimização de Público.
Esta novidade do Facebook promete tornar-se uma funcionalidade valiosa dentro da área uma vez que compreende três áreas específicas focadas em diferentes parâmetros de uma publicação na rede social, explica a rede social na sua página dedicada aos media.
A primeira, ‘Público Preferido’, permite-lhe atribuir etiquetas a específicas a peças que publique na rede social, definindo assim os interesses que determinada pessoa deve ter para que essa notícia lhe apareça. Já a segunda opção, de nome ‘Restrições de Público’, é precisamente o contrário, e dá a possibilidade de definir quais os ‘traços’ (localização, idioma, etc) que uma pessoa não deve ter para que uma publicação lhe seja apresentada.
A terceira e última secção ‘Informações de Público’ dá a social media managers e editoras a oportunidade de ver a taxa de sucesso das suas publicações, especificando até a eficácia individual de cada etiqueta atribuída de acordo com a publicação.
O próprio Facebook terá dado a vários sites de media internacionais a oportunidade de testar a ferramenta, com publicações reconhecidas como o The New York Times a apontar a sua eficácia, aumentando até o nível de interação do público com as peças. A par dos Artigos Instantâneos, esta é mais uma iniciativa do Facebook para se tornar ainda mais relevante junto de orgãos de comunicação, firmando o seu papel como veículo de informação de notícias.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com