Esta semana realiza-se a conferência f8 do Facebook onde é esperado que a rede social anuncie novas funcionalidades e outras novidades em duas das áreas onde tem apostado mais nos últimos tempos, nomeadamente vídeo (sobretudo com streaming) e nas mensagens, duas das áreas onde se tinha a Google como referência.
Considerada por muitos como a maior empresa tecnológica do mundo, a Google tem estado praticamente isolada e bem à frente da concorrência no que diz respeito ao vídeo, com grandes marcas e conteúdo de alta qualidade no YouTube. Porém, são muitos os que apontam que o Facebook pode querer incentivar a criação de conteúdos para a sua plataforma, o que pode fazer com que cada vez mais internautas passem mais tempo na rede social.
Consequentemente, o Facebook pode tornar-se uma plataforma ainda mais aliciante para anunciantes, colocando assim a Google de lado.
Não é só na área de vídeo que o Facebook está a apostar, sendo as suas aplicações de mensagens fortes áreas de investimento onde se prevê que a rede social comece a retirar rendimento dentro em breve através do Messenger e dos seus mais de 900 milhões de utilizadores. A criação de uma loja online com bots de conversação pode ser um dos caminhos mais prováveis mas esta semana haverá com certeza novidades a respeito.