São eliminados diariamente quase 300 conteúdos extremistas da internet
A polícia britânica eliminou 26.479 artigos, textos ou vídeo de conteúdo extremista publicados na internet nos primeiros três meses do ano, o que dá 291 por dia, indicou hoje, ao apresentar os últimos dados oficiais.
© Getty Images
Tech Propaganda
A polícia metropolitana de Londres (MET, também conhecida como Scotland Yard) explicou que os 'sites' com conteúdos extremistas aumentaram desde que surgiu o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), o que implicou a retirada de 55.556 peças em 2015.
Em 2012, a polícia retirou 2.000.
A unidade antiterrorista de derivação de internet (CTIRU, sigla em inglês) retirou mais de 160 mil conteúdos de defesa ou incitação ao terrorismo, desde que começou a trabalhar em 2010, disse a MET, que pediu aos cidadãos para denunciarem portais suspeitos.
Assim que é detetado um conteúdo extremista, como imagens de uma decapitação ou instruções para o fabrico de bombas, a polícia envia uma mensagem à empresa que fornece o serviço a pedir a eliminação do conteúdo, disse.
O aumento dos conteúdos retirados no último ano "deveu-se à proliferação de propaganda do EI, ao aumento das denúncias e à procura ativa da polícia para eliminação", declarou a MET no comunicado.
A subcomissária adjunta Helen Ball alertou que a "internet e as redes sociais oferecem muitas possibilidades aos extremistas para chegar a pessoas jovens ou vulneráveis, e os seus métodos evoluem constantemente".
"Conhecer o material extremista é importante para proteger o público e prevenir crimes de incitação ou promoção do terrorismo ou extremismo", acrescentou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com