O Facebook veio a público tecer críticas a seu próprio algoritmo de notícias da área ‘trending’, notando que tem tendência para mostrar mais notícias relacionadas com o partido republicano. Assim, o Facebook parece ter forçado a sua equipa de curadoria desta área a evitar deliberadamente notícias que pendam para o lado conservador.
De acordo com uma fonte do Gizmodo, os “trabalhadores [do Facebook] evitaram que aparecessem notícias sobre a reunião CPAC, Mitt Romney, Rand Paul e outros tópicos conservadores na seção altamente influente, mesmo que sejam os que sejam mais visitados organicamente pelos utilizadores da rede social”.
Não são conhecidos mais pormenores sobre esta tendência da rede social mas é de esperar que medida sirva tenha uma intenção de equilíbrio, procurando dar à rede social uma inclinação política neutra à medida que prossegue o processo eleitoral nos EUA.
Em reacção o Facebook afirma que tomou “estas alegações de parcialidade muito a sério”, apontando que a rede social “é uma plataforma para pessoas e perspectivas de todo o espetro político” e que é regida de “directrizes rigorosas que não permitem a supressão de perspectivas políticas”.
[Notícia atualizada às 23:17]