O Facebook decidiu recentemente tornar extensões de bloqueadores de anúncios publicitários (conhecidos como adblock) irrelevantes na sua rede social. Como seria de esperar, o Adblock e a respetiva comunidade colocaram ‘mãos à obra’ e já têm uma solução para a contornar esta medida do Facebook, o que permite aos utilizadores continuarem a não ver esses anúncios.
Como aponta o The Next Web, os responsáveis por esta solução não entraram em detalhes quanto ao método que empregaram para ultrapassar as restrições do Facebook, manifestando no entanto o seu orgulho por terem conseguido “levar a melhor sobre um gigante como o Facebook”.
Porém, a equipa não alimenta ilusões e está consciente que esta é apenas uma pequena vitória de uma guerra que se prolongará. “Este ‘dá e leva’ existe desde que os bloqueados de anúncios foram inventados portanto é muito provável que o Facebook escreva alguma espécie de código que tornará este filtro inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade provavelmente encontrará alguma forma de contornar isso, depois o Facebook, etc”, pode ler-se na publicação de blog do Adblock.