Jovens desenvolvem simuladores para formar soldadores
Uma equipa de jovens engenheiros desenvolveu em Sever do Vouga simuladores de realidade virtual aumentada para formar soldadores, face à carência de mão-de-obra especializada com que as indústrias metalúrgica e metalomecânica se debatem na região.
© Reuters
Tech Sever do Vouga
Os jovens, que criaram uma "start up" no Centro de inovação de Sever do Vouga (VougaPark), denominada MWS -- Master Welding Solutions, estimam que os simuladores permitam reduzir em cerca de 50% o tempo e material necessário para formar um soldador.
Segundo os jovens empresários, "o equipamento permite ao formando, num ambiente de realidade virtual aumentada, "adquirir conhecimentos práticos de uma forma segura, não intrusiva e extremamente interativa".
"Os formandos familiarizam-se com os procedimentos e aprendem a ter um maior controlo dos ângulos de trabalho, parâmetros elétricos, velocidade de avanço e, no final, através de um 'rating' que regista os resultados em tempo real, sabem qual foi a sua avaliação e onde estão localizados os erros de forma a corrigi-los. É uma forma de aprender mais dinâmica e atrativa", explicam David Cavaleiro e Pax Rocha.
Com essa tecnologia, que afirmam ser única em Portugal, pretendem "aumentar o número de pessoas qualificadas e potenciar o desempenho do tecido empresarial", respondendo à dificuldade sentida pelas empresas metalomecânicas da região em conseguir técnicos qualificados.
Com conhecimento consolidado na Indústria Metalomecânica e Energética, David Cavaleiro e Pax Rocha apresentam dia 16, pelas 18 horas, a MWS e os seus serviços, no VougaPark onde a "start up" tem a sua sede.
"Dentro das áreas estratégicas do VougaPark, que passam pela Metalomecânica, Agronegócio e Floresta, Desporto e Aventura, Saúde e Bem-Estar, a MWS é um projeto âncora na área da formação metalomecânica. É uma mais-valia para a região na medida que vem dar resposta a uma questão antiga do nosso tecido empresarial: ter acesso à mão-de-obra qualificada, em especial na soldadura", refere Andreia Fonseca, diretora de operações do VougaPark.
O VougaPark - Centro de Inovação, pertence à rede IERA -- Incubadora de Empresas da Região de Aveiro e está instalado num edifício emblemático de Sever do Vouga, a antiga Fábrica das Massas Alimentares Vouga, votada ao abandono por muitos anos, que ganhou uma nova vida com o apoio dos fundos comunitários, através de um investimento superior a 6,5 milhões de euros.
MSO // MSP
Lusa / Fim
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com