Tecnológicas celebram aliança histórica na IA. Há uma (grande) ausência
A aliança ‘Partnership on AI’ terá como objetivo partilhar informações sobre o desenvolvimento de inteligência artificial.
© Reuters
Tech Evolução
Foi anunciada uma aliança histórica entre empresas tecnológicas com o intuito de estabelecer uma fundação sólida para o desenvolvimento de inteligências artificiais (IA). A aliança será uma organização sem fins lucrativos – de nome ‘Partnership on AI’ – é composta pelo Facebook, DeepMind (Google), Amazon, Microsoft e IBM e terá como dirigentes o responsável pela área de Investigação da Microsoft, Eric Horvitz, e um dos fundadores da DeepMind, Mustafa Suleyman.
A aliança foi anunciada numa conferência à imprensa, onde foram delineados dois objetivos para esta iniciativa. Um deles será educar o público e sociedade sobre a IA e a crescente automatização do trabalho que será possível graças à sua integração nas tarefas diárias (como conduzir carros). O outro passa por garantir que as empresas a trabalhar na área estão a conduzir o desenvolvimento com as melhores práticas possíveis com o acompanhamento de especialistas independentes.
“A razão porque estamos todos a trabalhar em IA é porque acreditamos mesmo na sua habilidade de transformar o nosso mundo. O impacto positivo da IA dependerá não só da qualidade dos nossos algoritmos como também da dimensão do debate público… para garantir que a IA é compreendida e beneficia tantas pessoas quantas possível”, declarou Suleyman de acordo com o The Verge.
Toda as empresas que fazem parte da aliança já tinham anteriormente projetos de inteligência artificial em andamento, pelo que a sua inclusão não é uma surpresa. Todavia, o mesmo não se pode dizer da ausência da Apple.
É público que a Apple se encontra a desenvolver os seus próprios algoritmos que ajudem a melhorar a assistente virtual Siri. Porém, a verdade é que a Apple pouco revela sobre os seus projetos que ainda se encontram em desenvolvimento, preferindo trabalhar sozinha e adotar à letra o lema “o segredo é a alma do negócio".
Apesar disto, Horvitz está otimista que a tecnológica de Cupertino se venha a juntar à aliança. “Temos estado em conversações com a Apple e estão entusiasmados com a iniciativa. Pessoalmente espero vê-los a juntarem-se a nós”, afirmou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com