A Alemanha prepara-se para dar início ao projeto que resultará no primeiro comboio de passageiros do mundo que funcionará com recurso a hidrogénio, o Coradia iLint, o qual não terá qualquer consequência para a atmosfera uma vez que apenas será emitido vapor.
O Coradia iLint começou por ser apresentado em agosto no salão InnoTrans de Berlim, resultando numa reação positiva que fez com que os primeiros testes fossem marcados para o final deste ano. Já a abertura ao público está prevista para dezembro do próximo ano, com países como a Holanda, Dinamarca e Noruega também interessados em receber estes comboios.
Este comboio consegue ter uma autonomia de 804 quilómetros por dia e a uma velocidade de 140 quilómetros por hora. “A Alstom está orgulhosa por lançar esta inovação revolucionária no campo do transporte limpo. Mostra a nossa capacidade de trabalhar de perto em colaboração com os nossos clientes e desenvolver um comboio em apenas dois anos”, declarou em comunicado o CEO da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, de acordo com o The Independent.