Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Mensagens trocadas no WhatsApp (afinal) podem ser espiadas

Investigação indica que foi criada uma ‘porta de traseiras’ na aplicação de mensagens.

Mensagens trocadas no WhatsApp (afinal) podem ser espiadas

Pode achar que o facto de o WhatsApp ter encriptação integrada impeça que as suas mensagens sejam lidas por terceiros, algo que aparentemente não se verifica. Diz uma investigação levada a cabo na Universidade da Califórnia que a aplicação tem uma ‘porta de traseiras’ no seu protocolo de encriptação que permite ao Facebook (detentor do WhatsApp) ter acesso ao conteúdo das mensagens.

Diz o The Guardian que o Facebook, confrontado com estas informações, negou que haja alguém dentro da tecnológica com esse tipo de acesso. De acordo com esta investigação, da autoria de um especialista em criptografia e segurança, Tobias Boelter, o Facebook terá aproveitado uma vulnerabilidade neste protocolo para obter transcrições de conversas inteiras tidas através da aplicação.

A ser verdade, a existência desta ‘porta de traseiras’ no WhatsApp compromete em grande medida a integridade da aplicação no que diz respeito a segurança e respeito pela privacidade dos seus utilizadores. Para além de ser reprovável a utilização desta medida para espiar conversas, nunca se sabe quando a vulnerabilidade pode ser aproveitada por outras pessoas com fins mais nefastos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório