A nova forma de ser 'Inácio'. Ver futebol pelo Facebook
A ferramenta de transmissão ao vivo da rede social é a nova solução por quem não quer pagar por canais de desporto.
© Reuters
Tech Live
Quando Augusto Inácio admitiu que, de forma a ver jogos do Benfica no canal do clube da ‘Luz’, recorria a meios alternativos através da internet certamente não pensou que haveria de estar na origem da expressão para a prática. Isso ou que o Facebook passase a estar no leque de escolhas para além de sites de origem duvidosa.
Conta o El País que a rede social mais utilizada do mundo está a ganhar cada vez mais atenção para os amantes de futebol em Espanha, sobretudo a funcionalidade Facebook Live que permite fazer transmissões de qualquer coisa. Uma das páginas que se dedica a esta prática é a Capitanes del Fútbol, que transmite não só jogos de campeonatos europeus como também da Liga dos Campeões, mostrando-se como alternativa válida para quem não gosta de pagar por canais de desporto.
A verdade é que uma transmissão destas pode juntar mais de 700 mil internautas a assistir ao mesmo jogo, sendo possível ainda possível comunicar com outros amantes de futebol a assistir à mesma transmissão.
É de esperar que a Federação de Futebol Espanhola venha a combater este tipo de páginas nos próximos tempos, sobretudo porque a Liga Espanhola passará ela própria a transmitir jogos de futebol através do Facebook à sexta-feira.
Entretanto, o Facebook já tomou uma posição oficial a propósito desta utilização da sua ferramenta Live, tendo enviado ao Tech ao Minuto um comunicado sobre o assunto:
"À medida que mais pessoas vêem e partilham vídeo ao vivo no Facebook, tomámos medidas para garantir que o Gestor de Direitos também protege transmissões ao vivo. Verificamos cada denúncia feita a transmissões de vídeo do Facebook Live na biblioteca de referência do Gestor de Direitos e se surge uma compatibilidade, interrompemos a transmissão do vídeo. Publicações de vídeo e empresas de media também podem providenciar transmissões de referências para transmissões de vídeos para que possamos verificar em tempo real essas referências de vídeo", pode ler-se no comunicado do Facebook.
[Notícia atualizada 11:03 de 23/02]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com