Miles Soloman, de 17 anos, recebeu um agradecimento diretamente da NASA por ter reparado num erro dos dados da NASA recolhidos pelos detetores de radiação da Estação Espacial Internacional.
O jovem Soloman estava a trabalhar no seu projeto TimPix, o qual permite que alunos do Reino Unido tenham acesso a dados recolhidos na estadia de seis meses do astronauta Team Peake na Estação Espacial Internacional. Quando Soloman teve acesso aos dados, disponíveis em folhas Excel, o jovem reparou que um dos valores marcados dava a ideia que havia radiação negativa.
“Fui diretamente ao fundo da lista, aos valores mais baixos de energia. Reparei que onde não devia haver nenhuma energia, na verdade mostrava ‘-1’. A primeira coisa que pensei foi ‘Bem, não podes ter energia negativa’, e foi quando percebi que era um erro”, contou Soloman à BBC Radio.
A iniciativa de providenciar a jovens alunos dados oficiais da NASA não só tem o objetivo de prevenir situações destas como ainda entusiasmar ainda mais os entusiastas pela exploração Espacial. “Não estou a tentar provar que a NASA está errada, nem dizer que sou melhor, porque obviamente não sou, eles são a NASA. Quero trabalhar com eles e aprender com eles”, afirmou Soloman.