O Steam está a mudar e apenas lhe quer mostrar bons jogos
A Valve convidou os dois maiores críticos da sua plataforma digital para lhes explicar o que está a fazer para melhorar o sistema.
© Steam
Tech Qualidade
O Steam é uma plataforma incontornável o mercado dos videojogos, sobretudo dentro do PC uma vez que é uma das maiores lojas virtuais atualmente disponíveis. Todavia, isso não significa que sejam todos bons. Muito pelo contrário.
A responsável pelo Steam, a Valve, admite que a plataforma está inundada de “falsos jogos”, isto é, títulos de baixíssima qualidade ainda em desenvolvimento lançados de forma recorrente através do serviço Greenlight. Estes lançamentos têm como simples intuito convencer os consumidores a comprar esses jogos, garantindo que continuarão a ser desenvolvidos com o passar do tempo.
Não só não acontece como o excesso deste tipo de jogos acaba por ‘soterrar’ os que valem a pena conhecer e jogar, um problema que se tem tornado cada vez maior e que exigiu que a Valve entrasse em ação e removesse o Greenlight. Mas como não basta eliminar essa área, a Valve deu início Steam Explorers, uma nova iniciativa que dependerá de alguns curadores para ser bem-sucedida.
Para tal, a Valve convidou para a sua sede dois dos youtubers mais críticos do Steam, nomeadamente John Bain e Jim Sterling, para experimentar novos jogos que cheguem à plataforma e os classifiquem de acordo com a sua qualidade.
Como conta o Kotaku, o objetivo é com o tempo criar listas de qualidade que façam com que os consumidores apenas tenham contacto com jogos de qualidade, o que acabará por beneficiar o ecossistema da plataforma e, em geral, dos videojogos no PC.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com