Há várias formas de fazer backup ao computador. Qual é a ideal?
Seja para um disco rígido ou para um serviço de armazenamento na cloud, há opções para todos os estilos.
© iStock
Tech Segurança
Não se deixe enganar, fazer um backup devia ser obrigatório não só para as grandes empresas como também para todos os que tenham um computador. É isto que nos ensina o recente ciberataque que raptou sistemas inteiros, incluindo dados relevantes para o funcionamento de empresas.
Uma forma de ter a certeza que está seguro contra este tipo de informação é fazer um backup de todos os seus dados. Assim, mesmo que se veja privado deles poderá recuperá-los de acordo com a sua necessidade. Ainda que nunca tenha feito um backup, a verdade é que não é difícil e não há apenas um método mas sim três à sua disposição.
Como nota o Olhar Digital, cada um dos três tem os seus pontos positivos e negativos, os quais poderá ficar a conhecer abaixo. O ideal será utilizar sempre mais que um, tendo assim a garantia que continuará a ter os seus dados não importa o que aconteça.
Disco rígido externo
O melhor deste método é que tem a garantia que apenas com acesso a este dispositivo de armazenamento (completamente desligado da rede) é que é possível aceder aos dados. Infelizmente, isso também significa que, caso o disco rígido seja danificado, não poderá recuperar os dados.
Internet
Contratar um serviço pago que cuide dos seus dados pode ser uma vantagem. A sincronização é feita automaticamente e não tem de comprar dispositivos de armazenamento para fazer este backup. Ainda assim, o serviço é pago e tem de ter uma ligação à internet de grande qualidade para valer a pena seguir por este rumo.
Armazenamento de Cloud
Serviços como o Google Drive e o iCloud são grátis e pode acumular a sua informação com rapidez e de forma simples. Infelizmente, estes serviços oferecem espaço limitado e não são a opção mais segura.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com