Rússia pagou por publicidade no Facebook durante as eleições dos EUA
Uma empresa russa ligada à promoção de propaganda criou contas falsas e pagou o equivalente a cem mil dólares.
© Reuters
Tech Propaganda
O Washington Post está a avançar com a notícia que uma empresa russa terá criado contas falsas no Facebook e pago o equivalente a cem mil dólares (cerca de 83 mil euros) para promover propaganda durante as últimas eleições presidenciais dos EUA.
Terá sido o próprio Facebook a descobrir a origem destes anúncios, os quais mencionavam não só temas polarizantes como tensões raciais e comunidade LGBT como ainda os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton. E as descobertas não se ficaram por aqui.
No decorrer desta investigação foram considerados suspeitos cerca de três mil anúncios que foram exibidos entre junho de 2015 e maio de 2017. Estes mesmos anúncios foram ligados a 457 contas falsas russas, as quais o Facebook já confirmou que estão ligadas entre si.
Apesar destes indícios, o responsável pela segurança do Facebook, Alex Stamos, recusa-se a estabelecer uma ligação entre estes anúncios e os resultados das eleições. “A grande maioria destes anúncios criada por estas contas não refere especificamente a eleição presidencial dos EUA, a votação ou um candidato em particular”, escreve Stamos numa publicação própria.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com