NASA desiste de enviar tripulantes em missão espacial

Agência espacial dos EUA não conseguiu fazer as mudanças necessárias para incluir tripulação no primeiro voo do foguete Sistema Espacial de Lançamento.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
12/11/2017 14:30 ‧ 12/11/2017 por Notícias Ao Minuto

Tech

Alto risco

A agência espacial dos Estados Unidos não conseguiu fazer as mudanças necessárias para incluir tripulação no primeiro voo do foguete Sistema Espacial de Lançamento, informa o RT.

Em fevereiro deste ano, a NASA começou a estudar a possibilidade de um voo tripulado a bordo da nave espacial Orion e do foguete superpesado Sistema Espacial de Lançamento (Space Launch System, SLS, em inglês), no âmbito da missão espacial EM-1 Missão de Exploração 1 (Exploration Mission-1, EM-1).

A NASA afirma ser tecnicamente capaz de incluir uma tripulação na EM-1, mas, após análises realizadas pelos especialistas da agência, foi decidido continuar a desenvolver o projeto de voo não tripulado.

"Depois de ponderar os dados e avaliar todas as implicações, a agência continuará a efetuar o plano original do primeiro lançamento […] sem tripulação", diz o comunicado da NASA, citado pelo RT.

Além disso, a data do primeiro lançamento ainda não está clara: os dados recentes indicam que o voo não pode ser realizado antes de junho de 2020.

No entanto, o administrador interino da agência, Robert Lightfoot, expressou a esperança de que alguns dos riscos estimados não se venham a verificar e, por isso, o lançamento poderia ser efetuado em dezembro de 2019.

A agência, no entanto, assegura que continuará a reunir dados para que os seus engenheiros consigam "estender a presença humana ao longo do Sistema Solar". Uma das tarefas da missão EM-1 é um voo a Marte.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas