Portugal na rota de colisão de Estação Espacial que se irá despenhar
A Estação Espacial Tiangong-1, sobre a qual os especialistas perderam o controlo, poderá atingir Portugal na sua trajetória assim que entrar na atmosfera.
© DR
Tech Tiangong-1
A Agência Espacial Europeia (ESA) informou que a primeira estação espacial da China, Tiangong-1, vai cair na Terra, desconhecendo-se, porém, o momento exato em que tal acontecerá. Estima-se apenas que a Estação Espacial se despenhe entre 24 de março e 19 de abril.
Desconhece-se igualmente qual será o ponto de colisão e, para auxiliar a previsão, os especialistas criaram um mapa para apontar quais as regiões que correm maior risco de impacto. Estima-se que os destroços possam atingir a Europa, os Estados Unidos, a Austrália ou a Nova Zelândia.
De acordo com o G1, há hipótese de que o módulo de 15 m³ e 8,5 toneladas não se desintegre por completo durante sua entrada na atmosfera terrestre.
No mapa abaixo, divulgado pela Aerospace, as regiões a amarelo representam uma maior probabilidade de queda da nave. Já as áreas a verde mostram as regiões que correm menos risco de impacto. E como se pode verificar, Portugal está na rota de colisão.
Recorde-se que a agência chinesa perdeu o contacto com a Tiangong-1 em 2016.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com