Responder a emails, atender chamadas, consultar (durante largos minutos) as redes socais, fazer pesquisas por tudo e mais alguma coisa, atualizar ficheiros… e entretanto já se perderam umas valentes horas de férias em frente aos gadgets.
Durante os dias de descanso, e em especial nas tão aguardadas férias de verão, é importante desconectar do mundo virtual e dar uma oportunidade à vida ‘real’.
Segundo a revista espanhola Woman, são estas as mais importantes razões para umas férias de desintoxicação tecnológica:
1. Mais saúde – assim que os gadgets não são uma obrigação (ou o único entretenimento), a pessoa fica com mais tempo livre, mais disposição e disponibilidade para atividades em grupo. Diz a revista que tirar férias a cada dois anos reduz o risco de sofrer de problemas cardíacos.
2. Relações mais fortes – sejam férias em família, entre amigos ou simplesmente a dois, é nesta altura que as relações ficam mais fortes e íntimas, em grande parte devido à presença constante de alguém. Umas boas férias em conjunto ajudam a estabelecer e enraizar laços para os meses seguintes.
3. Ar livre – uma vez que os gadgets são colocados de lado, é o ar livre que ganha destaque nos dias de férias. Seja na praia, numa piscina, numa cidade ou no campo, o ar livre faz bem à saúde física e mental. E não só: é sempre uma ótima oportunidade para momentos de diversão.
4. Melhor qualidade do sono – o facto de não se passar o dia de trabalho em frente ao ecrã de um computador ou as horas vagas colados a um tablet é já meio caminho andado para uma melhor noite de sono. Mas as atividades ao ar livre, a despreocupação e a própria desconexão são também cruciais.
5. Mais produtividade e criatividade – se os 20 minutos de pausa no trabalho já ajudam a melhorar a produtividade e a criatividade, uma semana de férias sem pegar em dispositivos móveis será uma lufada de ar fresco para mente. As energias serão renovadas e o cérebro será diariamente estimulado – mais não seja pelo sono reparador.
6. Mais felicidade – umas férias bem aproveitadas são o suficiente para melhorar o humor e até mesmo a felicidade, diz a Woman.