As autoridades confirmaram duas mortes no tiroteio ocorrido hoje ao fim da tarde no liceu Marysville-Pilchuck, no Estado de Washington, e que aqui demos conta. O atirador é uma das vítimas. Ter-se-á suicidado no final do ataque que levou a cabo.
O atirador é estudante, tal como a outra vítima mortal já confirmada. Outros quatro jovens terão ficado feridos, estando ainda três em estado grave.
Segundo a CNN o atirador já foi também identificado: trata-se de Jaylen Fryberg, nativo americano que faria parte da tribo Tulalip, segundo informações que estariam publicadas nas redes sociais onde estava inscrito. Relatos dão conta de que o tiroteio começou na cantina da escola.
Jordan Luton, uma das testemunhas do incidente, que se encontrava no interior da escola, revelou à CNN que os disparos não foram por acaso. “Eram os seus amigos”, revelou.
Num vídeo no YouTube, publicado a 19 de outubro, pode ver-se Jaylen Fryberg a ser homenageado pela comunidade escolar no intervalo de um jogo de futebol americano da equipa do liceu. No Homecoming, uma tradição das escolas e universidades norte-americanas, Jaylen foi eleito o Homecoming Royal (neste caso, 'rei' do evento).
A escola era frequentada por 2.500 alunos.