Governo fala em desinteresse pelo mundo rural e quer criar incentivos

O secretário de Estado da Agricultura afirmou hoje, em Espanha, que o desinteresse pelo mundo rural é um dos fatores que potenciam os incêndios, defendendo a necessidade de criar incentivos para fixar a população.

© iStock

Economia Incêndios 19/09/24 POR Lusa

"As pessoas, ao longo dos últimos anos, foram-se desinteressando pelas atividades rurais, pelo mundo rural, foram abandonado. As parcelas foram ficando cada vez mais pequenas, desinteressantes para qualquer tipo de produção, e aquilo que temos é que criar incentivos para fixar pessoas à terra, dar alento e atratividade para o mundo rural", referiu João Moura, em declarações aos jornalistas, em Cáceres, Espanha, à margem do Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal (CIAF).

PUB

 

De acordo com o governante, o "expoente máximo" deste desinteresse passa, por exemplo, pelos cursos de formação agrária, que ficaram com vagas por preencher, mas também pela "falta de afirmação da agricultura" face a outros setores da sociedade.

O secretário de Estado da Agricultura disse que o Governo tem vindo a reunir-se com as escolas profissionais agrícolas e com o ensino superior agrário, uma prática que referiu não ter acontecido nos últimos anos.

Conforme apontou, as 14 escolas de ensino profissional não eram recebidas pelo Ministério da Agricultura, que não definia estratégias e conteúdos programáticos, e, por sua vez, no Ministério da Educação eram vistas como "o patinho feio", uma vez que estavam desintegradas do resto da formação curricular.

João Moura assegurou que o executivo tem vindo a incentivar os jovens para que estes tenham orgulho naquilo que é produzido em Portugal e nas boas práticas utilizadas.

"Temos de passar a mensagem de que não somos desfavoráveis a quem tem tendências alimentares diferentes àquilo que é normal no ser humano. Respeitamos tudo, mas não podemos deixar que essas tendências tentem condicionar o que é uma prática normal, nomeadamente o consumo de carne. Temos de ter muito orgulho na carne que produzimos e em quem consome carne", rematou.

Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.

Leia Também: Castro Daire. Fogo tem "cerca de 10 frentes ativas com pouca intensidade"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia Segurança Social 19/09/24

Rendimento Social de Inserção: Quem tem direito e quanto se recebe?

Economia Moeda 19/09/24

Moeda de homenagem a CR7? "Completamente falso", diz Casa da Moeda

Economia Combustíveis 19/09/24

Espanhola Petroprix 'traz' combustíveis mais baratos para Portugal

Economia Cabo Verde 19/09/24

Voos 'low-cost' para Cabo Verde? "É outra possibilidade que se abre"

Economia IRS 19/09/24

Salários pagos este mês sem nova retenção fazem acerto em meses seguintes

Economia Prior Velho 19/09/24

Loures. Danos em carros causados por fogo ascendem a 3,6 milhões

Economia BdP 19/09/24

Excedente externo da economia portuguesa sobe para 5.536 milhões

Economia INE 19/09/24

Taxa de juro na habitação cai pelo 7.º mês em agosto para 4,417%

Economia Ferrovia 19/09/24

Associação europeia deixa críticas ao novo passe ferroviário de 20 euros

Economia SNS 19/09/24

"Os problemas do SNS são problemas que a semana de 4 dias pode resolver"

Economia Euribor 19/09/24

Taxa Euribor cai a seis meses para um novo mínimo de mais de ano e meio

Economia Conselho das Finanças Públicas 19/09/24

CFP alerta que IRS Jovem pode levar a défice em 2026

Economia ERC 19/09/24

ERC dá "luz verde" à compra da dona da Nowo pela Digi Portugal

Economia Ranking 19/09/24

Portugal mantém 25.º lugar no 'ranking' de competitividade IMD

Economia Quadrante 19/09/24

Portuguesa Quadrante compra espanhola Meta Engineering