Morte de Diana Santos conhecida há 2 anos. Como está o caso da emigrante?

Investigação ao homicídio continua a ser um mistério e envolve vários países. Um suspeito continua a monte.

© ShutterStock

País Diana Santos Há 23 Horas POR Notícias ao Minuto

Passaram dois anos desde que foi conhecido o caso de Diana Santos, emigrante portuguesa assassinada e desmembrada no estrangeiro. Foi no dia 19 de setembro de 2022 que foram encontrados os primeiros restos mortais da mulher. Mas em que ponto está o caso?

PUB

 

Recorde-se que o corpo foi encontrado, em Mont-Saint-Martin, na fronteira francesa com o Luxemburgo sem os braços, sem parte das pernas e sem cabeça. A mulher só viria a ser identificada semanas mais tarde. Tal como relatava o jornal Contacto, na altura, devido ao estado do corpo, este só foi reconhecido pelas tatuagens, uma das quais tinha o nome do filho. O corpo foi identificado por um ex-namorado da vítima, que reconheceu a tatuagem.

Diana Santos, de 40 anos, natural das Caxinas, Vila do Conde, estava emigrada há vários anos no Luxemburgo, onde era conhecida por cantar em festas de emigrantes e bares de karaoke.

No dia 7 de outubro de 2022, o Ministério Público de Diekirch anunciou que tinha sido detido um suspeito. Said Banhakeia, na altura com 48 anos, ficou em prisão preventiva na penitenciária de Schrassig, acusado de homicídio premeditado e considerado o principal suspeito do crime. O arguido, de nacionalidade marroquina, é tio de Gibran Banhakeia, alegado marido de Diana - na sequência do que terá sido um casamento arranjado - e que se encontra desaparecido.

No dia 1 de novembro desse ano, outras partes do corpo foram encontradas em Temmels, na Alemanha, junto à fronteira com o Luxemburgo. As autoridades nunca confirmaram exatamente quais os membros que haviam descoberto ou se já tinham o corpo completo. Os resultados do teste de ADN confirmaram a ligação com o tronco que tinha sido descoberto em Mont-Saint-Martin.

Os restos mortais da portuguesa viriam a ser trasladados do Luxemburgo para Portugal apenas no início deste ano e a família pôde, finalmente, avançar, com as cerimónias fúnebres, embora sem quaisquer respostas sobre o caso, que continua envolto em mistério.

Agora, passados dois anos desde que foram encontrados os primeiros restos mortais, o Contacto, que cita fontes judiciais, avançou que o segundo suspeito continua a ser procurado e que a investigação já chegou a Marrocos. 

"No caso em questão, uma pessoa encontra-se detida. Uma segunda pessoa continua a ser procurada, tendo sido emitido um mandado de captura internacional em seu nome. Além disso, podemos dizer que estão ainda em curso várias cartas rogatórias internacionais, nomeadamente em Marrocos", disse o Ministério Público de Diekirch em resposta àquele jornal. 

A carta rogatória, note-se, consiste numa solicitação, por um tribunal ou autoridade nacional, para a prática de um ato processual que exija a intervenção de serviços judiciários a autoridade estrangeira. De notar ainda que as autoridades acreditavam que Gibran Banhakeia se tinha deslocado para Marrocos. 

Gibran e Diana terão casado a 14 de julho de 2022, Ettelbruck, a troco de uma elevada quantia de dinheiro, para que o homem obtivesse os documentos de residência no Luxemburgo e começaram, depois, a viver juntos. As autoridades nunca confirmaram que o casamento ocorreu. 

Leia Também: Procurado há 27 anos no Brasil concorre em eleições. É a 3.ª vez

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

País Matosinhos 20/09/24

Menina de 6 anos fica com dedos "presos" em escada rolante em Matosinhos

País Euromilhões 20/09/24

O último Euromilhões do verão trouxe-lhe sorte? Eis a chave vencedora

País Maria Zakharova 21/09/24

Rússia ameaça Portugal, Kyiv não subestima. Kamov voltam a dar que falar

País Setúbal 21/09/24

Sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter sentido em Setúbal

País IPMA 20/09/24

Primeira semana de outono mais fria do que "habitual" e chuva persistente

País Caso gémeas 20/09/24

Gémeas. "Não fiz nada que o secretário de Estado da Saúde não soubesse"

País Leiria 20/09/24

PJ detém jovem de 18 anos que violou e roubou mulher de 47 em Leiria

País Guarda Civil 21/09/24

Condutor português de camião morre atropelado por carro em Toén

País IPMA 20/09/24

Sete distritos a 'amarelo' devido a aguaceiros e trovoada até às 21h00

País Incêndios 21/09/24

Polícia Judiciária deteve suspeito de incêndios em Sever do Vouga

País Lisboa 20/09/24

Mata ex-mulher com “vários tiros” em Odivelas. Vítima fez queixa em maio

País Coimbra 20/09/24

Homem detido por violar adolescente após encontro em Coimbra

País Euromilhões 20/09/24

Euromilhões sem totalistas, mas há 2.ºs prémios lá fora. Cá, só 4.ºs

País Incêndios 20/09/24

Fogo. Investigador alerta que chuva que foi bênção "pode ser problema"

País Fátima 20/09/24

Prisão preventiva para suspeitos de assaltos detidos na Ponte 25 de Abril