'Preocupado' com situação em Moçambique, Marcelo condena assassinatos

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou hoje os assassinatos do mandatário do Podemos Paulo Guambe e do advogado Elvino Dias, ocorridos na última noite em Maputo, capital de Moçambique.

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

País Moçambique 19/10/24 POR Lusa

Numa nota publicada no 'site' da Presidência, o chefe de Estado português diz estar preocupado com a situação em Moçambique.

PUB

 

"O Presidente da República acompanha o Governo na condenação dos assassinatos de ontem e nas preocupações com a atual situação em Moçambique", lê-se na nota publicada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português condenou liminarmente os assassinatos do advogado do candidato presidencial Venâncio Mondlane e do político da oposição Paulo Guambe, que foram mortos na sexta-feira à noite, no centro de Maputo, por indivíduos desconhecidos que dispararam sobre a viatura em que seguiam.

Também a União Europeia e as representações diplomáticas em Maputo dos Estados Unidos da América, Canadá, Noruega, Suíça e do Reino Unido condenaram estes assassínios, e apelaram a uma investigação cabal e rápida.

Segundo a polícia, um outro ocupante, uma mulher que seguia nos bancos traseiros da viatura, foi igualmente atingida a tiro, tendo sido transportada para o Hospital Central de Maputo.

O advogado Elvino Dias, conhecido defensor de casos de direitos humanos em Moçambique, era assessor jurídico de Venâncio Mondlane e da Coligação Aliança Democrática (CAD), formação política que apoiou inicialmente aquele candidato a Presidente da República de Moçambique, até a sua inscrição para as eleições gerais de 09 de outubro ter sido rejeitada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Venâncio Mondlane viria depois a ser apoiado na sua candidatura pelo partido Povo Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), cujo mandatário nacional das listas às legislativas e provinciais, Paulo Guambe, também seguia na viatura alvo do crime.

As eleições gerais de 09 de outubro incluíram as sétimas presidenciais - às quais já não concorreu o atual chefe de Estado, Filipe Nyusi, que atingiu o limite de dois mandatos - em simultâneo com as sétimas legislativas e quartas para assembleias e governadores provinciais.

A CNE tem 15 dias, após o fecho das urnas, para anunciar os resultados oficiais das eleições, data que se cumpre em 24 de outubro, cabendo depois ao Conselho Constitucional a proclamação dos resultados, após a conclusão da análise, também, de eventuais recursos, mas sem um prazo definido para esse efeito.

As comissões distritais e provinciais de eleições já concluíram o apuramento da votação das eleições gerais de 09 de outubro, que segundo os anúncios públicos dão vantagem à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder) e ao candidato presidencial que o partido apoia, Daniel Chapo, com mais de 60% dos votos, embora o candidato presidencial Venâncio Mondlane conteste esses resultados, alegando com os dados das atas e editais originais da votação, que recolhe em todo o país.

Mondlane garantiu na quinta-feira que após o anúncio dos resultados das eleições gerais vai recorrer ao Conselho Constitucional, com as atas e editais originais da votação.

Leia Também: Delegação da AR à Assembleia da CPLP condena duplo homicídio em Maputo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Espanha Há 4 Horas

Jovem desaparecida terá caído em contentor do lixo e sido incinerada

tech Telemóvel Há 22 Horas

Os 5 tipos de aplicações que não deve instalar no telemóvel

lifestyle Signos Há 2 Horas

Os próximos dias serão de muita sorte - pelo menos para três signos

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 23 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck encontram-se em evento

pais Almada Há 18 Horas

Autarca de Almada vê com "preocupação" anúncio de novo projeto para a AML

desporto Bélgica Há 18 Horas

Bélgica: Marcou dois golos, tentou afastar petardo e ficou sem três dedos

lifestyle Receitas Há 18 Horas

Gosta de mousse de chocolate? Gordon Ramsay ensina a fazer uma perfeita

desporto Taça de Portugal Há 23 Horas

Surpresa fecha lote. Eis as 32 equipas apuradas para os '16avos' da Taça

lifestyle Alimentação Há 4 Horas

Nunca mais se esqueça. Estes alimentos não devem ser congelados

desporto FC Porto Há 21 Horas

Revelada a lista de pessoas que Pinto da Costa não quer no seu funeral