Coreia do Norte diz que novo organismo de controlo das sanções é ilegal

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte qualificou hoje o novo mecanismo de controlo de sanções impostas ao país asiático de "ilegal e ilegítimo" e avisou que os envolvidos devem "pagar um preço elevado".

© Lusa

Mundo Coreia do Norte 20/10/24 POR Lusa

O organismo de 11 países, que inclui Estados Unidos e Coreia do Sul, foi criado este mês, depois de a Rússia ter vetado, em março, a renovação de um grupo de peritos da ONU que controlava as sanções internacionais contra a Coreia do Norte.

PUB

 

O veto pôs fim ao controlo oficial das sanções impostas a Pyongyang a partir de 2006 devido aos programas nucleares e militares proibidos pelas Nações Unidas.

"Os países envolvidos na imposição de sanções ilegais e escandalosas contra a República Popular Democrática da Coreia [nome oficial do país] devem pagar um preço elevado", afirmou a chefe da diplomacia norte-coreana, Choe Son-hui, num comunicado publicado pela agência de notícias oficial KCNA.

O novo mecanismo é "totalmente ilegal e ilegítimo", notou, referindo que "a sua existência constitui uma negação da Carta das Nações Unidas".

Os países membros da equipa multilateral de monitorização das sanções (MSMT) são Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Países Baixos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

As sanções da ONU contra Pyongyang, que inicialmente visavam tecnologias suscetíveis de serem utilizadas em programas de armamento, foram alargadas ao longo dos anos e abrangem atualmente vastos domínios da economia.

A limitação do fornecimento de petróleo, a proibição de exportação de carvão, a proibição de envio de trabalhadores para o estrangeiro, a proibição de importação ou exportação de produtos têxteis e restrições bancárias são algumas das sanções.

No entanto, de acordo com o grupo de peritos da ONU, estas sanções são frequentemente contornadas ou violadas. A Coreia do Norte continua a importar petróleo e outros bens ilegalmente, a aceder ao sistema financeiro internacional e a enviar trabalhadores para o estrangeiro.

A Coreia do Sul também acusa o Norte de fornecer armas à Rússia e, recentemente, de enviar soldados para combater na Ucrânia.

Leia Também: Coreia do Norte diz ter encontrado destroços de 'drone' militar sul-coreano

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Espanha Há 4 Horas

Jovem desaparecida terá caído em contentor do lixo e sido incinerada

tech Telemóvel Há 22 Horas

Os 5 tipos de aplicações que não deve instalar no telemóvel

lifestyle Signos Há 2 Horas

Os próximos dias serão de muita sorte - pelo menos para três signos

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 23 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck encontram-se em evento

pais Almada Há 18 Horas

Autarca de Almada vê com "preocupação" anúncio de novo projeto para a AML

desporto Bélgica Há 18 Horas

Bélgica: Marcou dois golos, tentou afastar petardo e ficou sem três dedos

desporto Taça de Portugal Há 23 Horas

Surpresa fecha lote. Eis as 32 equipas apuradas para os '16avos' da Taça

lifestyle Receitas Há 18 Horas

Gosta de mousse de chocolate? Gordon Ramsay ensina a fazer uma perfeita

desporto FC Porto Há 21 Horas

Revelada a lista de pessoas que Pinto da Costa não quer no seu funeral

lifestyle Alimentação Há 4 Horas

Nunca mais se esqueça. Estes alimentos não devem ser congelados