Homem morto por PSP na Cova da Moura é "infeliz incidente", diz MAI

A ministra da Administração Interna classificou hoje como "infeliz incidente" os acontecimentos na Cova da Moura, em que um agente da PSP baleou mortalmente um homem, justificando o inquérito na Inspeção-Geral para se "saber exatamente o que aconteceu".

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

País Cova da Moura Há 9 Horas POR Lusa

"Mandei abrir o inquérito para saber exatamente em termos exaustivos o que aconteceu", disse Margarida Blasco aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, classificando o que aconteceu na madrugada de segunda-feira, na Cova da Moura, na Amadora, como um "infeliz incidente".

PUB

 

Em resposta aos deputados do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo, do PCP António Filipe e do Livre Paulo Muacho, a ministra escusou-se a acrescentar mais pormenores, referindo que "as circunstâncias sobre o que aconteceu" na segunda-feira vão ser averiguadas pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), a quem pediu um inquérito "com caráter de urgência".

Além do inquérito de cariz disciplinar a decorrer na IGAI, a governante disse também que está a decorrer um processo no Ministério Público, que está em segredo de justiça.

O deputado do BE Fabian Figueiredo questionou ainda a ministra sobre se os agentes da PSP que balearam o homem foram transferidos para funções administrativas, tendo Margarida Blasco respondido que há procedimentos e protocolos na PSP e GNR.

"Na PSP, o agente em causa ou os agentes que tenham intervindo em situações deste tipo são chamados ao comando, é feito um exame, são postas questões e são muitas vezes colocados de imediato em serviço administrativo e desarmados. Esse processo está neste momento a decorrer porque é obrigatório. Estamos no prazo, isto passou-se ontem", disse, frisando que este processo está a ser feito pelo comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a Polícia de Segurança Pública, um homem de 43 anos "em fuga" morreu na segunda-feira após ser baleado pela polícia na Cova da Moura, quando tentava resistir à detenção e agredir os agentes com uma arma branca.

"Minutos antes, na Avenida da República, na Amadora, o suspeito, ao visualizar uma viatura policial, encetou fuga para o interior do Bairro Alto da Cova da Moura", referiu a força de segurança em comunicado na segunda-feira.

O homem acabou por morrer no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, para onde foi transportado, e a PSP anunciou a abertura de um inquérito interno para apurar as circunstâncias da ocorrência.

A associação SOS Racismo e o movimento Vida Justa já contestaram a versão policial sobre a morte de Odair Moniz e exigem uma investigação "séria a isenta" para apurar "todas as responsabilidades", considerando que está em causa "uma cultura de impunidade" nas polícias.

O agente da PSP que baleou mortalmente na segunda-feira um homem na Cova da Moura, na Amadora, foi constituído arguido pela Polícia Judiciaria e a arma de serviço foi-lhe apreendida para investigação, disse à Lusa fonte da PJ.

Fonte da PSP disse à agência Lusa que se trata de um procedimento normal neste tipo de ocorrências e que o agente se mantém em funções. Na segunda-feira à noite várias pessoas causaram distúrbios no bairro do Zambujal na freguesia de Alfragide, concelho da Amadora, no distrito de Lisboa, onde morava o homem baleado pela PSP na Cova da Moura.

Entre os desacatos estão vários focos de incêndio, nomeadamente em caixotes de lixo, paragens de autocarro destruídas, um autocarro apedrejado e muita gente na rua.

No parlamento, a ministra elogiou a intervenção da PSP no Bairro do Zambujal, frisando que manteve a segurança e a paz pública no bairro.

Leia Também: Embaixada de Cabo Verde apela à "calma" após morte pela PSP na Amadora

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

País Cova da Moura Há 19 Horas

PSP mata suspeito na Amadora: Há inquéritos e desacatos. Que se passa?

País Pedro Queiroz Pereira Há 17 Horas

Salgado é "capaz de matar o pai e a mãe, um mentiroso compulsivo"

País Amadora 21/10/24

Desacatos no Bairro do Zambujal. Será retaliação por homem morto por PSP

País Amadora Há 15 Horas

Polícia que matou alegado assaltante na Cova da Moura constituído arguido

País Violação Há 16 Horas

Militar condenado após violação, que filmou e partilhou. Vítima operada

País Vila Pouca de Aguiar 21/10/24

Homem de 72 anos encontrado sem vida em Vila Pouca de Aguiar

País Justiça Há 18 Horas

Taxista que matou na passadeira novamente detido. Continuava a conduzir

País Força Aérea Há 15 Horas

Força Aérea promove primeira mulher a Major-General

País Pedro Queiroz Pereira Há 16 Horas

Ricardo Salgado tentou "comprar o professor Rebelo de Sousa"

País Lisboa Há 12 Horas

Lisboa. Jovens pontapeiam porta de casa até cair e ameaçam dono com facas

País Educação 21/10/24

Revisão da disciplina de Cidadania? O que dizem partidos, escolas e pais

País Seia Há 11 Horas

Queda de autocarro numa oficina em Seia provoca um morto

País Metro de Lisboa Há 20 Horas

Linha Vermelha do metro de Lisboa interrompida entre S. Sebastião e Chelas

País Barcelos Há 13 Horas

Encontrado feto em ETAR do concelho de Barcelos. PJ investiga

País Lisboa 21/10/24

Jogo Benfica-Feyenoord vai condicionar trânsito. Eis os locais a evitar