Relatório aponta falta de iniciativas para motivar crianças para ciências e tecnologias

A maioria das iniciativas desenvolvidas para motivar crianças e jovens a estudar ciências e tecnologias são direcionadas ao ensino secundário e superior, segundo um relatório divulgado na quinta-feira que aponta a falta de projetos para os mais novos.

© iStock

Tech tecnologias 26/10/24 POR Lusa

A conclusão consta do relatório anual apresentado no STEM Women Congress (SWC), que decorreu na quinta-feira no Porto, dedicado à participação das mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

PUB

 

Pela primeira vez com dados referentes a Portugal, o relatório pretende perceber o impacto das iniciativas e programas dedicadas a percursos cientifico-tecnológicos, sobretudo, na população feminina.

Segundo os resultados do inquérito realizado, a esmagadora maioria das 30 iniciativas avaliadas está direcionada para os ensinos secundário e universitário, alturas em que, muitas vezes, as decisões já foram tomadas.

Ainda assim, o relatório sublinha que "estas atividades podem proporcionar mentoria e apoio essenciais para ajudar as estudantes a permanecerem nas áreas STEM e a superarem barreiras".

Por outro lado, os projetos direcionados às crianças representam uma minoria, tendo sido identificados apenas cinco com impacto na faixa etária até aos 14 anos, tendo chegado a cerca de 17 mil crianças, apenas 1,26% da população dessas idades.

"Os estereótipos de género podem ter um impacto desde tenra idade, mas muitas vezes são abordados mais tarde. Mudar perceções e quebrar estereótipos mais cedo é crucial para construir uma base sólida", recomenda o relatório.

Já os 25 programas destinados aos jovens a partir dos 15 anos, chegaram a perto de 38 mulheres estudantes, cerca de 22,77% da população de mulheres estudantes em STEM.

Os dados recolhidos revelam também a concentração destas iniciativas nos distritos de Lisboa e Porto, revelando desigualdades regionais que os autores defendem ser importante corrigir.

No que respeita ao financiamento, apenas 27% utiliza apenas capitais privados, provendo a maioria de fontes públicas ou mistas.

Leia Também: Tecnologia no Apple Watch Series 10 poderá chegar aos iPhones

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Carolina Patrocínio Há 7 Horas

Carolina Patrocínio liga à mãe durante programa: "Estou grávida"

auto Manutenção Há 11 Horas

Quando desliga o carro é melhor fazer isto para evitar avarias

lifestyle Signos Há 5 Horas

Terça-feira de sorte para três signos! Vão sentir um gostinho de vitória

auto BYD Há 13 Horas

Japoneses descobriram segredo da BYD e o porquê de carros tão baratos

fama João Monteiro Há 13 Horas

João Monteiro partilha fotos de "fim de semana fantástico"

pais Torres Vedras Há 7 Horas

Homem armado com catana invade Câmara de Torres Vedras. Há 4 feridos

lifestyle Emagrecer Há 12 Horas

As pequenas sementes que são grandes aliadas na perda de peso

fama Cláudia Vieira Há 12 Horas

Cláudia Vieira em 'red carpet' internacional com look de 1600 euros

lifestyle Signos Há 10 Horas

Brincadeira não tem hora limite. Os signos mais alegres do zodíaco

fama Margarida Corceiro Há 15 Horas

O vídeo da festa de celebração dos 22 anos de Margarida Corceiro