Angola na 'lista cinzenta' do Gafi vai atrasar fluxos financeiros

A entrada e saída de fluxos financeiros de Angola vai ser mais demorada devido à inclusão do país na lista cinzenta, o que "é preocupante", mas o sistema financeiro já operava sob esses constrangimentos, disse o FMI.

© Reuters

Economia FMI 26/10/24 POR Lusa

"A inclusão de Angola na lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira (Gafi) é preocupante, mas o sistema financeiro já operava sob esses constrangimentos devido à perda de correspondência bancária", disse o representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Angola.

PUB

 

Em declarações à Lusa à margem dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que terminam hoje em Washington, Victor Duarte Lledo explicou que a colocação de Angola na lista de monitorização reforçada do Gafi, conhecida como lista cinzenta, tem vários impactos, que crescem à medida que o país fica mais tempo nesta situação.

"Os vários estudos empíricos que fizemos em vários países que passaram por isso mostram que o efeito de curto prazo é poder tornar as transações transfronteiriças um pouco mais demoradas devido à 'due dilligence', podendo haver uma redução do fluxo de capitais", disse Victor Lledo, acrescentando que "o impacto principal vem a longo prazo, e tende a ficar mais forte quanto mais tempo o país ficar na lista cinzenta".

Na reação à decisão do Gafi, Victor Duarte Lledo salientou que "os bancos têm feito um progresso muito grande para reconquistar a correspondência bancária" e acrescentou que com "o empenho ao mais alto nível, coordenação e capacitação, o Fundo apoiou e continua disponível para ajudar Angola a sair da lista cinzenta o mais rápido possível".

O Gafi, uma organização que luta contra o branqueamento de capitais, anunciou na sexta-feira ter incluído Angola na "lista cinzenta", como é conhecida a relação de países que ficam com monitorização reforçada pela entidade.

O anúncio foi feito pela presidente do Gafi, Elisa de Anda Madrazo, no final de uma reunião plenária em que sublinhou que "o processo de inclusão na lista [cinzenta] não é uma medida punitiva".

Reagindo à decisão, o Ministério das Finanças angolano afirmou que "após a discussão do Relatório de Progresso pós-período de Observação, o órgão de especialidade do Gafi para África concluiu que, das 87 ações recomendadas, Angola conseguiu resolver um total de 70 deficiências, permanecendo 17 por resolver".

No comunicado, o governo angolano reiterou o "compromisso de alto nível" para reforçar a eficácia da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e proliferação de armas de destruição maciça e garantiu que "envidará os esforços necessários para o cumprimento atempado e efetivo do plano de ação recomendado".

Leia Também: Gafi integra Angola na "lista cinzenta" de combate ao branqueamento de capitais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Carolina Patrocínio Há 7 Horas

Carolina Patrocínio liga à mãe durante programa: "Estou grávida"

auto Manutenção Há 11 Horas

Quando desliga o carro é melhor fazer isto para evitar avarias

auto BYD Há 13 Horas

Japoneses descobriram segredo da BYD e o porquê de carros tão baratos

fama João Monteiro Há 13 Horas

João Monteiro partilha fotos de "fim de semana fantástico"

lifestyle Signos Há 5 Horas

Terça-feira de sorte para três signos! Vão sentir um gostinho de vitória

pais Torres Vedras Há 7 Horas

Homem armado com catana invade Câmara de Torres Vedras. Há 4 feridos

lifestyle Emagrecer Há 12 Horas

As pequenas sementes que são grandes aliadas na perda de peso

fama Cláudia Vieira Há 12 Horas

Cláudia Vieira em 'red carpet' internacional com look de 1600 euros

lifestyle Signos Há 10 Horas

Brincadeira não tem hora limite. Os signos mais alegres do zodíaco