Greve na CP suprimiu 14 comboios até às 19h00

O terceiro dia da greve parcial dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP levou à supressão, entre as 00h00 e as 19h00, de 14 comboios, a maioria urbanos de Lisboa, segundo dados enviados pela transportadora à Lusa.

© Greve na CP suprimiu 59% dos comboios

Economia CP 26/10/24 POR Lusa

De acordo com a CP -- Comboios de Portugal, neste período foram suprimidos oito comboios urbanos de Lisboa, quatro comboios de longo curso e dois regionais.

PUB

 

Do total de 680 comboios programados, realizaram-se 666 e os 14 suprimidos correspondem a 2,1%, indicou a operadora.

Os revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP iniciaram na quinta-feira uma greve que se prolonga até 03 de novembro, com a transportadora a antecipar perturbações na operação, sobretudo em 31 de outubro.

Numa nota publicada no seu 'site', a empresa informou que, "por motivo de greve convocada pelo sindicato SFRCI [Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante] entre os dias 24 de outubro [quinta-feira] e 03 de novembro", estão previstas perturbações na operação.

A operadora alertou para o impacto nos urbanos de Lisboa, com especial impacto nas linhas de Sintra, Azambuja e Sado.

A CP prevê, de 28 a 30 de outubro, também devido a greve parcial, perturbações nos serviços Regional/InterRegional, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto.

Já em 31 de outubro, quando a paralisação será total, durante 24 horas, preveem-se perturbações no Alfa Pendular, Intercidades, Regional/InterRegional, Urbanos e Internacional Celta.

Segundo um acórdão dos serviços mínimos publicado na página do Conselho Económico e Social (CES) na Internet, em 31 de outubro, com "exceção dos comboios de longo curso, circularão a totalidade das composições nas linhas urbanas de Lisboa e Porto, regionais e inter-regionais, entre as 06h00 e as 07h30 e entre as 18h30 e as 20h00, nos exatos termos previstos antes da apresentação do pré-aviso".

No resto do período de greve, de paralisação parcial, o tribunal decretou apenas serviços mínimos necessários à segurança, manutenção, serviços de emergência e outros semelhantes.

"Nos restantes dias poderão ocorrer perturbações pontuais", nomeadamente nos serviços Urbanos de Lisboa e Intercidades entre o Algarve e Lisboa, disse ainda a CP.

Segundo fonte do SFRCI, que representa os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, estas greves são motivadas por aquilo que diz ser o "incumprimento do acordo" assinado em julho do ano passado com a operadora.

O protesto "tem a ver com a remuneração", sendo que, segundo o sindicato, o acordo prevê passar um "prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base", algo que traria vantagens aos trabalhadores. O sindicato quer um maior equilíbrio face às remunerações dos maquinistas.

Leia Também: Greve na CP suprimiu 11 comboios até às 12h00 sobretudo em Lisboa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Carolina Patrocínio Há 5 Horas

Carolina Patrocínio liga à mãe durante programa: "Estou grávida"

auto BYD Há 11 Horas

Japoneses descobriram segredo da BYD e o porquê de carros tão baratos

fama João Monteiro Há 11 Horas

João Monteiro partilha fotos de "fim de semana fantástico"

auto Manutenção Há 9 Horas

Quando desliga o carro é melhor fazer isto para evitar avarias

pais Torres Vedras Há 5 Horas

Homem armado com catana invade Câmara de Torres Vedras. Há 4 feridos

lifestyle Signos Há 3 Horas

Terça-feira de sorte para três signos! Vão sentir um gostinho de vitória

lifestyle Emagrecer Há 10 Horas

As pequenas sementes que são grandes aliadas na perda de peso

fama Cláudia Vieira Há 10 Horas

Cláudia Vieira em 'red carpet' internacional com look de 1600 euros

lifestyle Signos Há 8 Horas

Brincadeira não tem hora limite. Os signos mais alegres do zodíaco

fama Margarida Corceiro Há 13 Horas

O vídeo da festa de celebração dos 22 anos de Margarida Corceiro