© Getty Images
Com Rúben Amorim praticamente certo como o sucessor de Erik Ten Hag no comando do Manchester United, nas últimas horas começam a surgir nomes de eventuais treinadores que irão render o técnico, de 39 anos. A solução pode ser interna ou não.
PUB
João Pereira é, de acordo com a imprensa desportiva nacional, o nome que mais agrada à estrutura que é liderada por Frederico Varandas. Atual técnico da equipa B, o antigo jogador tem assumido um papel de destaque na formação, com a equipa secundária leonina a ser praticamente um espelho da equipa principal. A sintonia de ideias entre Amorim e João Pereira era bem visível.
E é nesse sentido que Fernando Mendes considera que o antigo internacional português é a opção mais indicada para assumir os destinos do Sporting. Em conversa com o Desporto ao Minuto, o ex-jogador do emblema de Alvalade destacou o trabalho feito por João Pereira.
"Pode ser uma solução. É um treinador que está no clube há algum tempo e em sintonia com Rúben Amorim. A liderança claro que é diferente, mas a sintonia entre João Pereira e Rúben Amorim era mais do que evidente. O importante é a equipa. O Sporting está num bom momento e tem um processo muito consolidado na forma de jogar. Não tenho conhecimento das capacidades do João Pereira como treinador. Conheço-o pessoalmente, mas não sei o que pode dar ao Sporting enquanto treinador. Para estar na equipa B tem alguma qualidade. Mas uma coisa é estar na equipa B e outra na equipa A", afirmou.
Tenho pena que Rúben Amorim vá sair do Sporting, é um tiro no porta-aviõesFernando Mendes considera, ainda, que seria errado a chegada de um treinador externo ao clube e nada identificado com o que tem vindo a ser construído por Rúben Amorim.
"Com certeza que o João Pereira está mais do que identificado com estes jogadores. Se for o João Pereira o escolhido, é um treinador que está identificado com todos os processos da equipa e existem desde que Rúben Amorim chegou a Alvalade. A equipa está mais do que talhada para jogar desta maneira. Nem seria bom vir alguém para o Sporting e mudar tudo isto. Não faz muito sentido e tenho muitas dúvidas que isso vá acontecer. Quem pegar na equipa vai pegar na maioria das coisas que o Rúben Amorim deixou. Poderá ser uma boa solução e vamos ver o que irá dar. O Sporting tem jogo hoje [terça-feira], joga na sexta-feira e depois para a Liga dos Campeões. Estou tranquilo em relação a este dossiê. Tenho pena que Rúben Amorim vá sair do Sporting, é um tiro no porta-aviões. As pessoas que estão à frente do clube terão essa tranquilidade para resolver o futuro imediato do Sporting", frisou o antigo jogador.
Tive de meter a viola no saco porque o Rúben fez um bom trabalho
Apesar de concordar que João Pereira é uma boa solução para render Amorim, Fernando Mendes não descarta a chegada de um treinador que não esteja dentro do Sporting e aponta os nomes de Sérgio Conceição ou Abel Ferreira.
"Há um treinador que ia buscar se fosse presidente, apesar do seu feitio. Não sei se o Sporting terá a mesma opinião do que eu, mas Sérgio Conceição seria uma boa opção. É totalmente diferente de Rúben Amorim, mais emotivo e complicado entre aspas. Fez um trabalho fantástico no FC Porto e tem um grande conhecimento do futebol português. Agora é esperar pela decisão da administração", sustentou Fernando Mendes.
"Abel Ferreira? Claro que agradaria também. Há uns tempos, o presidente do Sporting disse que o Abel foi um dos treinadores que recusou rumar ao Sporting antes da chegada de Rúben Amorim. Mas é esperar para ver. O Sporting está estável. Espero que esta saída não abale o que o clube tem feito até ao momento. É esperar por uma boa decisão por parte da administração. Todos nós temos opiniões sobre treinadores e somos presidentes nesta altura. Se calhar nem é o Abel, nem o Sérgio. Talvez venha uma pessoa que não conhecemos de lado nenhum", prosseguiu, recordando o processo da chegada de Amorim a Alvalade em 2020 e que gerou, na altura, muita inquietação entre os adeptos do clube lisboeta.
"Amorim? É difícil recusar o Man. United, mas o Sporting não vai acabar"Fernando Mendes considera que o ainda treinador dos leões não podia rejeitar o convite de um dos maiores clubes do mundo.
Rodrigo Querido | 16:34 - 29/10/2024"Quando Rúben Amorim veio para o Sporting, muitos sportinguistas, eu inclusive, disse que o clube não sabia o que estava a fazer ao pagar dez milhões de euros por um treinador que há meia dúzia de meses estava a treinar os miúdos do Casa Pia. Tive de meter a viola no saco porque o Rúben fez um bom trabalho. É acreditar nesta administração", finalizou.
Leia Também: "Amorim? É difícil recusar o Man. United, mas o Sporting não vai acabar"
Leia Também: EM DIRETO: Rúben Amorim deixa Sporting? Tudo sobre o 'sismo' em Alvalade
Leia Também: "João Pereira é treinador para continuar trabalho de Rúben Amorim"
Leia Também: Sporting anuncia que Man. United vai pagar 10 milhões de euros por Amorim