Ações "horríveis". Homem mata senhoria com almofada no Reino Unido

Foi condenado a 19 anos de prisão, em Bedfordshire, no Reino Unido.

© Shutterstock

Mundo Reino Unido Há 14 Horas POR Notícias ao Minuto

Um homem, de 45 anos, admitiu ter sufocado a sua senhoria, Annette Smith, de 74 anos, com uma almofada na casa que ambos partilhavam em Fairfield, Bedfordshire, no Reino Unido, em novembro do ano passado. Foi condenado a 19 anos e 178 dias de prisão.

PUB

 

"A sentença que pronuncio hoje não pode compensar as famílias e amigos de Annette Smith ou a sua trágica perda", afirmou o juiz Edward Murray, na segunda-feira, em tribunal, que descreveu as ações do detido como "horríveis" e "insensíveis".

De acordo com o tribunal, Scott Paterson e a vítima já se conheciam há cerca de 14 anos, após Annette Smith ter oferecido uma acomodação ao homem a custo zero em sua casa, e ambos tinham uma relação próxima: iam de férias juntos e até se uniam para dar festas em casa. 

No entanto, em 2018, Annette Smith sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou com mobilidade reduzida e Scott Paterson passou a cuidar dela e a assumir tarefas que incluíam levá-la às compras ou levantar as suas receitas médicas.

Em 2023, o ex-marido da vítima, Peter Smith, que detinha 20% da casa onde esta vivia, pediu a Annette Smith para vender a propriedade porque o seu negócio estava a atravessar dificuldades. A mulher, inicialmente, não queria vender a habitação, mas Scott Paterson referiu que ela "sentiu-se pressionada" a fazer a venda. 

Para além disso, reiterou que a mulher se tinha tornado mais exigente após o AVC, até que, a 8 de novembro do ano passado, entrou no quarto dela e a sufocou.

Scott Paterson deixou o corpo inanimado na cama e recostou-se a beber uma garrafa de vinho após o crime. Assim que terminou de beber a sua garrafa, o homem arrastou o corpo de Annette Smith até à casa de banho onde o enrolou num cobertor verde. Segundo os procuradores, o suspeito continuou a falar com a mulher, já sem vida, sobre "coisas do dia-a-dia como o normal".

Ao receber uma notificação de que um fotógrafo da agência imobiliária iria deslocar-se até à cena do crime, para tirar fotos da casa para a venda, Scott Paterson decidiu mover o corpo para um armário debaixo da escada. 

Mais tarde, o homem, que na altura do crime trabalhava como talhante, decidiu desmembrar o corpo da vítima com uma faca de cozinha e uma serra. Scott Paterson enrolou as partes do corpo de Annette Smith em sacos de plástico e escondeu o torso dentro de uma mala preta, que levou para um depósito em Letchworth.

O homem decidiu ainda aceder à conta de email da senhoria e ocultar o que tinha feito através do envio de mensagens e cartões natalícios a familiares e amigos da vítima, para manter a farsa em como esta ainda estaria viva.

O desaparecimento da vítima, no entanto, foi questionado pouco depois pelas autoridades locais e o homem disse que a mulher tinha abandonado a propriedade e seguido num carro com uma mulher desconhecida, segundo um comunicado da polícia.

Ao fim de três meses os familiares da vítima começaram a questionar e a mostrar preocupação quanto ao desaparecimento, o que levou as autoridades a verificar que, na casa da mulher, ainda estava o passaporte e o computador de onde esta teria, alegadamente, enviado as mensagens de Natal. A descoberta levou à detenção de Scott Paterson que admitiu, por completo, a autoria do crime e levou a polícia até ao depósito onde tinha escondido o corpo desmembrado.

O detido admitiu, também, que acumulou 30 mil libras (cerca de 35 mil euros) em dívidas no cartão de crédito da mulher e que roubava joias de ouro desta enquanto ela dormia.

Leia Também: Reino Unido duplica investimento em segurança nas fronteiras

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Espanha Há 22 Horas

AO MINUTO: "Estávamos na zona de emergência em minutos"; Há 140 detidos

Mundo Espanha Há 21 Horas

Extrema-direita reivindica ataque a reis e a Sánchez. "Fugiu como um cão"

Mundo Inglaterra 03/11/24

Em caso "único", teste caseiro revela que bebés foram trocadas há 50 anos

Mundo Violência Há 20 Horas

França. Ataque com machado em estação de comboios faz vários feridos

Mundo Espanha 03/11/24

Pelo menos 55 mortos e 1.893 resgatados nas Canárias no fim de semana

Mundo Eleições Há 22 Horas

Eleições são já amanhã, mas EUA podem não conhecer presidente até janeiro

Mundo Inglaterra 03/11/24

Ataque de cão de família mata menina em Inglaterra. Animal será abatido

Mundo Médio Oriente 04/11/24

Irão adverte para "resposta forte" contra Israel

Mundo EUA Há 22 Horas

Norte-americanos escolhem mais que o presidente. Eis os pontos essenciais

Mundo Espanha Há 18 Horas

Aeroporto de El Prat inundado. Barcelona a 'vermelho' devido ao mau tempo

Mundo Irão Há 19 Horas

Amnistia Internacional pede libertação "imediata" de aluna detida no Irão

Mundo EUA Há 19 Horas

Adotou um esquilo e tornou-o famoso. Estado decidiu eutanasiá-lo

Mundo Maia Sandu Há 20 Horas

Charles Michel felicita Maia Sandu e assinala "futuro europeu" da Moldova

Mundo Ucrânia/Rússia 03/11/24

Guterres "muito preocupado" com tropas norte-coreanas na Rússia

Mundo Espanha/Cheias 03/11/24

Felipe VI diz que é preciso compreender "raiva e frustação" das pessoas