© Getty Images
António Silva deixou de ser titular indiscutível no Benfica e nem se pode dizer que tal tenha acontecido desde a chegada de Bruno Lage, uma vez que, ainda com Roger Schmidt no comando das águias, já o jovem defesa português andava a oscilar entre o onze e o banco de suplentes.
PUB
O central de 21 anos tem, por esta altura, menos jogos e menos minutos do que Nicolás Otamendi e Tomás Araújo - eles que passaram a ser, precisamente, a dupla predileta de Bruno Lage nos jogos da I Liga.
Se olharmos para aqueles que foram os últimos quatro jogos de António Silva de águia ao peito, nenhum aconteceu no campeonato. Para além dos dois encontros na Liga dos Campeões (suplente utilizado na goleada frente ao Atlético de Madrid e titular na derrota em casa do Bayern), o defesa luso disputou, ainda, a Taça de Portugal (vitória diante do Pevidém) e a Taça da Liga (triunfo frente ao Santa Clara). É caso para dizer que tem sido 'Toninho' na I Liga e 'Tonão' nas restantes provas.
António Silva disputou três dos quatro jogos do Benfica na Liga dos Campeões.© Getty Images
Um golo e uma assistência, mas...
António Silva estreou-se pela equipa principal do Benfica na reta inicial da época 2022/23, agarrando rapidamente a titularidade às ordens de Roger Schmidt, com 44 jogos (e cinco golos) na primeira temporada, seguindo-se uma época com um total de 50 partidas (e dois golos). O terceiro capítulo na elite do futebol, esse, não estará a correr como desejado, com apenas dez encontros (nove a titular) até ao momento.
A queda fica explícita, ainda que noutro enquadramento, se olharmos para aqueles que foram os últimos seis jogos do Benfica, uma vez que o defesa-central apenas foi utilizado em dois. É certo que até leva um golo e uma assistência em apenas cinco dos onze jogos disputados no campeonato, mas não somou qualquer minuto nas últimas três partidas.
Ainda assim, na seleção, Roberto Martínez não tem ido 'em cantigas' e convocou-o para os três últimos estágios, referentes à Liga das Nações, ao ponto de ter disputado três das quatro partidas. Foi suplente utilizado no triunfo diante da Croácia e acabou por ser titular nos dois jogos frente à Escócia - tanto na vitória na Luz, como no empate em Glasgow. Servirá de alento para retomar o caminho (mais regular) do sucesso no Benfica? A seu tempo saberemos.
António Silva ainda procura o seu primeiro golo na principal seleção portuguesa.© Getty Images
Leia Também: Um terço já lá vai. Sporting e FC Porto estão melhores, mas Benfica não