© Reuters
"Porque acreditamos que podemos acelerar inovação" e "podemos melhorar a experiência do utilizador", afirmou o administrador com pelouro tecnológico (CTO) da Altice Portugal, José Pedro Nascimento, na conferência de imprensa do lançamento desta iniciativa, durante a Web Summit.
PUB
"Acreditamos no potencial da rede das [aplicações] API", prosseguiu o CTO, referindo que a operadora quer "envolver os desenvolvedores" de aplicações.
Esta iniciativa enquadra-se no compromisso da Meo Empresas em promover e apoiar o talento tecnológico, "enquanto explora as capacidades sem precedentes da rede móvel 5G", segundo a operadora da Altice Portugal.
Por seu lado, José Palma, responsável pela área de transformação digital de telecomunicações, adiantou que a empresa está a oferecer aos desenvolvedores uma nova geração de aplicações mais conectadas.
"Isso cria inovação e promove transformação digital", acrescentou.
E "qual é o desafio que estamos a pôr aqui? É realmente criar uma aplicação conectada que usa a nossa plataforma API e mostra soluções criativas", acrescentou.
Questionado sobre qual o objetivo desta iniciativa, José Pedro Nascimento disse que a operadora acredita "no potencial da rede destes API"e que "não está completamente explorado até agora. Há muitas iniciativas para promover o uso destas API e esse é também um nossos objetivos".
"O nosso objetivo é realmente mostrar ao mundo que isto pode ser usado, é simples, e promover a experimentação e o seu uso porque poderá ser um negócio para nós no futuro", rematou
O 5G API SPRINT proporciona aos participantes a oportunidade exclusiva de aceder, em primeira mão, às API 'standard' de rede CAMARA, que expõem as diversas funcionalidades da rede móvel do Meo.
O período de candidaturas decorre de hoje a 11 de dezembro, durante o qual os interessados poderão submeter as suas propostas no site do programa -- https://www.meo.pt/empresas/5g-api-sprint.
O concurso tem inscrições limitadas às primeiras 30 candidaturas e destina-se a participantes nacionais ou internacionais, incentivando a colaboração e a troca de ideias entre participantes de diferentes origens.
No final, serão escolhidos 10 finalistas que terão acesso gratuito à plataforma da Meo Empresas durante um ano.
Os três vencedores do concurso serão premiados com um prémio monetário no valor de 5.000 euros cada, além de passes para a edição de 2025 da Web Summit, segundo a empresa.
Leia Também: Líder da Oura diz-lhe porque razão não haverá um anel da Apple