O parlamento da Nova Zelândia suspendeu hoje os trabalhos, depois de deputados da etnia Maori terem encenado uma 'haka' - uma dança típica do povo Maori - para interromper a votação de um projeto de lei polémico, que visa alterar um tratado de 184 anos entre os britânicos e os indígenas. O controverso projeto pode mudar radicalmente a forma como é interpretado o tratado da Nova Zelândia que rege as relações entre os Maori e a Coroa Britânica.
PUB
O projeto de lei foi apresentado pelo partido Act New Zealand e aprovado numa primeira leitura. A votação foi temporariamente suspensa quando os partidos da oposição e as pessoas nas bancadas se juntaram numa 'haka' liderada por uma deputada que rasgou a cópia do documento em votação.
O objetivo do projeto de lei é derrubar uma série de princípios de longa data que remontam ao Tratado de Waitangi – um acordo assinado em 1840 entre mais de 500 chefes Māori e a coroa.
O projeto de lei é visto por muitos maori como uma forma de minar os direitos dos povos indígenas do país, que representam cerca de 20% da população neozelandesa, composta por 5,3 milhões de habitantes.
Assista ao vídeo do momento na galeria acima.
Leia Também: Pelo menos cinco feridos em confrontos na quarta-feira em Maputo