Trabalhadores da função pública aumentam 1% até setembro para 746.502

O número de trabalhadores da administração pública subiu 1% até 30 de setembro, em termos homólogos, para 746.502 postos de trabalho, tendo registado uma queda de 0,4% face ao trimestre anterior, segundo dados hoje divulgados pela DGAEP.

© Global Imagens

Economia função pública 15/11/24 POR Lusa

"A 30 de setembro de 2024, o emprego no setor das administrações públicas situava-se em 746.502 postos de trabalho, assinalando um aumento de 1,0% em termos homólogos e uma quebra de 0,4% face ao trimestre anterior", refere a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), elaborada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

PUB

 

Segundo o mesmo documento, "em termos homólogos, o aumento de 7.428 postos de trabalho foi distribuído principalmente entre a administração central (+0,8%, correspondendo a +4.302 postos de trabalho) e a administração local (+3,0%, correspondendo a +4.062 postos de trabalho), neste caso decorrente sobretudo do acréscimo nas câmaras municipais".

Já em comparação com o trimestre anterior, "o emprego no setor das administrações públicas diminuiu 3.213 postos de trabalho (-0,4%), com quebras em todos os setores, exceto na administração local", lê-se na nota.

A SIEP indicou ainda que, "em julho de 2024, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.763,4 euros, correspondendo a uma variação global média de +0,7%, face a abril de 2024, e a uma variação homóloga de +6,9%".

Este crescimento, refere, "é resultado da conjugação de vários fatores, tais como: a entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas" e a atualização do valor da remuneração mínima mensal para 820 euros e do valor da base remuneratória (BRAP) para 821,83 euros.

De acordo com a SIEP, o "ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para julho de 2024, em 2.112,6 euros, correspondendo a uma variação trimestral de +1,6% e a uma variação homóloga de +8,0%".

Leia Também: Marcelo teme que ciclos políticos impeçam reformas da Função Pública

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 16 Horas

Vem aí uma etapa de superação que vai pôr três signos à prova

lifestyle Estilo Há 11 Horas

"Vai esgotar em horas". Vestido da Zara "parece três vezes mais caro"

pais Relação de Lisboa Há 15 Horas

Dentista de 81 anos queria prémio do Totoloto do 'ex'. Tribunal negou

auto MotoGP Há 12 Horas

Jorge Martín sagra-se campeão em dia de despedida para Miguel Oliveira

mundo Eleições EUA Há 9 Horas

Candidato de Trump para a Defesa envolvido em caso de agressão sexual

pais Saúde Há 9 Horas

Homem encontrado morto nas urgências de Coimbra após 10 horas de espera

lifestyle Dicas e truques de jardinagem Há 18 Horas

Tem de parar de deitar fora as cascas do ovo. São preciosas!

economia Combustíveis Há 19 Horas

Precisa de abastecer? Preço dos combustíveis fica mais barato amanhã

fama Mariana Pacheco e Syro Há 17 Horas

"Amores da minha vida". A adorável foto publicada por Mariana Pacheco

pais Revista de imprensa Há 18 Horas

Hoje é notícia: Juízes com direito a massagens; Milhões têm covid longa