No dia 12 de novembro de 1995, Pedro Lamy cortou a meta do Grande Prémio da Austrália no sexto lugar, pela Minardi, conquistando assim um ponto. Um ponto talvez irrelevante para a modalidade, mas histórico para Portugal. Afinal de contas, este foi o primeiro ponto de um piloto português na categoria rainha do automobilismo.
Depois de partir do 17.º lugar da grelha, Lamy alcançou um sexto posto, num Grande Prémio que teve 14 pilotos sem classificação. Apenas oito terminaram a prova, entre eles Pedro Lamy, na altura com 23 anos, ao volante de um Minardi, um dos monolugares menos competitivos da grelha.
Apesar de histórico, por ter sido o primeiro a consegui-lo, Lamy, que obteve uma carreira com vários triunfos e títulos fora da F1, não recorda com tanta felicidade assim o ponto conquistado em Adelaide.
"Não foi uma corrida que tenha marcado assim tanto. Quando se vence, marca. Quando se pontua, nem por isso. Tínhamos um carro pouco competitivo, mas conseguimos terminar em sexto lugar. Fomos beneficiados por bastantes desistências", recordou Pedro Lamy à agência Lusa, já em 2020.
Recorde-se que Damon Hill (Williams) venceu a prova, sendo que Olivier Panis (Ligier) terminou no segundo lugar a duas voltas de distância. Esta continua a ser a maior diferença entre 1.º e 2.º na história da F1.