A Autoridade Tributária (AT) emitiu, esta quarta-feira, um esclarecimento através de uma publicação partilhada nas redes sociais onde explica que o prazo do reembolso do IRS depende da situação de cada declaração.
"O prazo médio de reembolso depende de declaração para declaração, estando relacionado com o caso concreto de cada contribuinte, a complexidade da sua situação fiscal ou até do número de anexos da declaração anual do imposto", pode ler-se na publicação partilhada na rede social Facebook.
É ainda referido que, "se entregar a declaração dentro do prazo, de 1 de abril a 30 de junho, o reembolso será emitido até dia 31 de agosto".
Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério das Finanças na semana passada, indicam que, em média, o valor dos reembolsos processados nos primeiros 15 dias ronda os 670 euros, enquanto os contribuintes com nota de cobrança têm a pagar uma média de 426 euros.
A entrega da declaração anual do IRS começou no dia 1 de abril e termina a 30 de junho, sendo este o prazo para todos os contribuintes, independentemente da tipologia de rendimentos auferidos, cumprirem esta obrigação declarativa.
De acordo com a lei, as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
Leia Também: Ainda não entregou? Governo destaca duas vantagens do IRS automático