Uma das tradições que se cumpre quando morre um Papa é a destruição do Anel do Pescador, uma jóia que, neste caso, só foi utilizada pelo Papa Francisco. Quanto vale? Por que motivo é destruído?
O valor oficial do anel, que é feito de propósito para cada Papa, não é revelado pelo Vaticano, mas o site Unilad revela que a jóia pode custar qualquer coisa como 520 mil dólares (cerca de 455 mil euros).
O mesmo site explica, contudo, que o valor real do anel poderá ir muito além do seu valor material, precisamente por causa do seu simbolismo.
Por norma, o acessório é feito de ouro, mas o Papa Francisco usava um anel de prata banhado a ouro e reciclado, por escolha própria. Por este motivo, o valor do anel também pode variar.
O Anel do Pescador é o símbolo do poder papal e é recebido ao subir ao Trono de Pedro. Quando o Papa morre é destruído, num sinal de que o reinado foi concluído.
O camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, foi quem ficou encarregado da função de destruir o anel. O processo ocorreu na tarde de segunda-feira, quando o acesso aos seus aposentos foram também selados.
De acordo com o Globo, cada Papa usa um anel feito à sua medida, com a imagem gravada de um homem a pescar num barco, uma referência ao evangelho de São Mateus, no qual Jesus chama São Pedro de "pescador de homens".
O Papa Francisco recebeu o Anel do Pescador na primeira missa após assumir o cargo, em 2013 - como pode ver na imagem em cima.
Leia Também: Os simbolismos em torno do velório (à porta fechada) de Francisco