Foi no passado dia 13 de dezembro que saiu da linha de produção o primeiro veículo a hidrogénio de série da Peugeot, que se torna assim num dos primeiros fabricantes a oferecer uma versão elétrica alimentada por uma pilha de combustível a hidrogénio no segmento dos veículos comerciais.
O furgão a hidrogénio da Peugeot integra o sistema ‘mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric’ no compartimento do motor e sob o piso da carroçaria. Como resultado, não há qualquer tipo de cedência em termos de volume de carga. A marca francesa garante ainda, ao mesmo tempo, a obtenção de um baixo centro de gravidade, estabilidade, segurança e agilidade.
Este primeiro veículo já tem, inclusive, dono à sua espera. Antes do final do ano, o E-Expert Hydrogen vai ser entregue à WATEA, jovem subsidiária dedicada a soluções de mobilidade verde, do Grupo Michelin.
O que é o sistema mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric?
Este sistema é composto por uma pilha de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo, graças ao hidrogénio incorporado no depósito. Contém também uma bateria recarregável de iões de lítio de alta tensão, com uma capacidade de 10,5 kWh e recarregável na rede elétrica, que também alimenta o motor elétrico em determinadas fases de condução.
A Peugeot garante que é possível abastecer com hidrogénio em apenas três minutos, e assim ter uma autonomia superior a 400 km.