Foi esta segunda-feira que em Las Vegas, EUA, no CES 2022, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais recente protótipo, o Vision EQXX.
"O caminho para a mobilidade elétrica é uma viagem de automóvel, que é tão emocionante quanto desafiante, e tão desconhecida como incerta", conforme nos garante a Mercedes-Benz, que afirma que o "Vision EQXX é um veículo concebido para essa viagem".
Um protótipo que "é uma obra-prima" feita com base em simulações digitais internas em condições reais de trânsito, que promete mais de 1.000 quilómetros com um único carregamento de bateria, e um consumo de energia elétrica inferior a 10 kWh/100 km. Uma autonomia que, por exemplo, nos permitia fazer Berlim-Paris sem ter de parar para carregar o carro.
Sem adiantar qual a capacidade da bateria do Vision EQXX, feita por engenheiros especializados e com a experiência adquirida da Fórmula 1, a Mercedes-Benz garantiu apenas que é inferior a 100 kWh de capacidade e que o peso ronda os 495 kg. Feita com células fornecidas pela empresa chinesa CATL, a bateria é 50% mais pequena e 30% mais leve que a do EQS, enquanto utiliza o sistema de 900V, que deriva do hipercarro híbrido One.
Quanto ao bloco elétrico que equipa o Vision EQXX trata-se de um único motor de 150 kW/204 cv que está encaixado na estrutura do carro em fibra de carbono.
Depois destes números, é necessário falarmos da aerodinâmica, que explicam como o Vision EQXX é um verdadeiro fenómeno. Construído com materiais ultra-ligeiros o protótipo da Mercedes-Benz tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,17. Mas não é só... Há vários pormenores que fazem deste Vision EQXX um veículo especial.
O chassis específico contra com uma subestrutura leve adotada da F1, os discos de travão de baixo peso fabricados em liga de alumínio ajudam a manter o baixo peso, os painéis ultrafinos do tejadilho alimentam o sistema de bateria com um acréscimo de autonomia de até 25 km, e os inovadores materiais reciclados e biológicos removem o desperdício dos aterros de resíduos e reduzem as emissões de carbono. Importa realçar que este elétrico não tem qualquer pele de animal, antes sim fibra de bambu, tecido de fibra Biosteel, couro vegan feito a partir de cogumelos e couro de fibras de cato.
Não podemos terminar o artigo sem falar no painel digital de 120,6 cm que se encontra no interior. Com resolução 8k consegue projetar o sistema de navegação com grafismo 3D.
Infelizmente, não há previsões de que o Vision EQXX venha a ser produzido em série. Provavelmente acabará no Museu da marca alemã, mas não percamos a esperança.