Em Portugal, as portagens eletrónicas, ex-SCUT, são uma realidade há mais de 10 anos. No entanto, em Espanha passou a ser novidade em 2022. A primeira portagem eletrónica foi lançada em meados de janeiro deste ano na A-636 em Guipúzcoa.
Um dado curioso é que a imprensa do país vizinho não esqueceu Portugal na hora de informar os seus leitores desta novidade. "A primeira portagem eletrónica à portuguesa", escreveu o jornal Motor.es, especializado na indústria automóvel.
O percurso completo desta autoestrada sujeito a cobrança de portagens será dividido em três seções: Beasain-Ormaiztegi; Ormaiztegi-Zumarraga; e Legazpi / Urretxu-Bergara.
O custo do percurso completo será de 2,53 euros para veículos ligeiros e de 4,11 euros para camiões de peso bruto igual ou inferior a 12 toneladas.
O sistema utilizado para o pagamento da portagem é o 'free-flow', semelhante a Portugal. Ou o condutor possuiu um aparelho eletrónico de pagamento (estilo Via Verde) ou terá de registar a matrícula do veículo no site da Bidegi associado a um cartão de crédito