Os Peugeot 208 e 2008 têm um novo comando da caixa de velocidades. "Mais elegante, ergonómico e mais fácil de utilizar", conforme anuncia a marca francesa, que garante que esta novidade irá estar presente nas versões elétricas dos referidos modelos.
O adeus à alavanca saliente contrasta com as boas-vindas de um simples botão cromado acetinado, em conjunto com um preto 'piano' e um visual em carbono na área de apoio para o pulso.
Este novo comando permite escolher os diferentes modos: Reverse (R), Neutral (N), Drive (D), Parking (P) e Manual (M).
Independentemente da função selecionada, um indicador luminoso acende-se para sinalizar a sua ativação. O condutor pode ser informado do modo acionado através de uma apresentação no cluster da instrumentação.
No que diz respeito às versões e-208 e e-2008, os dois modelos 100% elétricos destas gamas, o botão M (Manual) é aqui substituído por um comando push B (Break), que permite aumentar a recuperação de energia aquando da desaceleração.
Se o modo B não estiver ativado, a desaceleração é moderada quando o condutor levanta o pé do acelerador - uma sensação de desaceleração próxima à de um veículo de combustão interna equipado com uma transmissão automática. A desaceleração aumenta quando o modo 'B' estiver ativado, sendo a desaceleração acentuada aquando da libertação do pedal do acelerador e também a recuperação de energia é maior.
Fique com as imagens.